AECIPP

A AECIPP é uma entidade empresarial, sem fins lucrativos, com atuação específica no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), com o objetivo de fortalecer e desenvolver a atividade empresarial nessa região, por meio do atendimento permanente dos legítimos interesses das suas empresas associadas. 

 

Fundada em 30 de setembro de 2015, a Associação é o resultado da iniciativa de criação decidida em Assembleia Geral de Fundadores, realizada no dia 13 de novembro 2014, com participação de oito empresas. Atualmente, com vinte e seis empresas associadas, são assegurados 9.650 empregos diretos e um faturamento anual superior a R$ 12,5 bilhões. Formada, em sua maioria, por empresas âncoras, isto é, capazes de gerar cadeias de suprimento e porte suficiente para promover o arranque do desenvolvimento da região, têm representação superior a 90,0% do PIB do Complexo.

 

As ações da AECIPP são direcionadas e potencializadas pelo seu Plano Estratégico aprovado no início de 2015, que traz um posicionamento diferenciado, mas com metas e objetivos factíveis, tendo no associativismo e na inovação as bases para seu crescimento. Em seu bojo consta o modelo de governança da associação.

 

Conduta Ética

 

O  mundo vive grandes mudanças e a parte comportamental das pessoas é a principal delas, o que leva as corporações a implementarem regras de conduta e ética, prática essencial sob todos os aspectos no ambiente cultural das empresas e comunidade que interage.

A AECIPP, dentro da construção das melhores práticas de sua governança, elaborou um Código de Ética com as definições das condutas que abrangem o relacionamento entre conselheiros, diretores, associados, funcionários, governo, fornecedores e demais partes interessadas (stakeholders) -  a relação entre os associados e deles para com o mercado.

A Associação tem uma filosofia de trabalho que prioriza a coerência entre o que diz e o que faz. Seus valores e princípios de conduta empresarial e associativista são as qualidades que distinguem e orientam.

O código de conduta contempla, principalmente, os seguintes assuntos:

• A Proteção dos Direitos e da Dignidade da Pessoa Humana

• Conflito de Interesses

• Meio Ambiente

• Responsabilidade Social

• Segurança no Trabalho

• Atividades Políticas

• Relações com a Comunidade

• Lealdade na Competição de Mercado

• A Defesa dos Princípios da Justiça Social

• A Legalidade nas Relações com Pessoas e Instituições.

 

Entende-se ser fundamental que cada associado compatibilize seus valores individuais com os valores e propósitos da AECIPP. Todos os associados devem agir de acordo com o Código de Ética em seus relacionamentos