AECIPP colabora com ações educativas para o Carnaval
19/02/2020

Consciente do seu papel de contribuir para a disseminação de informações junto às empresas associadas, bem como à população dos municípios do entorno do Complexo, a AECIPP está apoiando campanhas educativas promovidas pelas prefeituras de Caucaia, São Gonçalo do Amarante e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) voltadas para o Carnaval. “Estamos sempre muito próximos aos órgãos dos governos e às instituições da região, pois sabemos que essa parceria é fundamental para uma verdadeira integração das empresas do CIPP com a população local. Essas ações merecem e precisam ser apoiadas”, reforça o diretor-executivo da AECIPP, Ricardo Sabadia.

Por meio de parceria com as Secretarias de Saúde dos municípios de Caucaia, em especial da relação próxima e constante com os secretários Moacir de Sousa Soares (Caucaia) e Luís Pessoa Aragão Júnior (São Gonçalo do Amarante), a Associação está distribuindo preservativos nas empresas associadas. A Prefeitura de Caucaia disponibilizou 1.728 preservativos e a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante doou outras 1.000 unidades. EDP, Eternit, TMC, Cimento Apodi, Grupo Cordeiro, APM Terminals e Makro Engenharia já receberam os preservativos para distribuir entre seus colaboradores; as demais empresas devem receber até sexta-feira (21/02).

Além dessa ação, a AECIPP apoia a campanha do Corpo de Bombeiros sobre segurança na água. A Associação contribuiu com a impressão de folders educativos com orientações sobre como se divertir em praias, açudes, rios e lagoas, bem como sobre como proceder em caso de emergências. A iniciativa faz parte da Operação Carnaval, campanha realizada anualmente desde que o Corpo de Bombeiros foi criado e que desloca bombeiros para o monitoramento na maioria dos espelhos d'água do Estado, locais muito procurados pelos foliões.

“Ao longo dos anos, percebemos que quando fazemos boas campanhas preventivas, dando informações-chave para aqueles que vão brincar o Carnaval em locais que têm água, conseguimos diminuir o número de ocorrências de princípios de afogamento e, consequentemente, reduzir o número de afogamentos fatais. Ano passado conseguimos zerar as ocorrências de afogamentos fatais no Carnaval em pontos com a presença de bombeiros”, afirma o Tenente-coronel Bonifácio do CBMCE do Pecém. Ele conta ainda que, em 2019, foram realizadas 28 mil prevenções, número registrado nos setores de estatística do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Segurança Pública. “Este ano o comando da Corporação, cuja referência é o Coronel Luiz Eduardo Soares de Holanda, nos orientou a tentar bater a meta de 100 mil prevenções, levando instruções e informações valiosas que podem salvar vidas. Por isso nos articulamos junto a empresas, amigos e parceiros para a impressão desses folders que reúnem as principais informações. Nesse sentido, procuramos a AECIPP que contribuiu com a impressão de 5 mil folders”, finaliza o Tenente-coronel Bonifácio.