AECIPP e CSP promovem workshop para comunicadores de São Gonçalo do Amarante, Caucaia e Paracuru
03/07/2019

Ao longo do dia 02 de julho, o miniauditório do IFCE Pecém recebeu um workshop para os comunicadores de São Gonçalo do Amarante, Caucaia e Paracuru. Promovida pela Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP) e pela equipe de comunicação da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), a iniciativa teve como objetivo estreitar o relacionamento entre os comunicadores da região com as empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e é a primeira ação do recém-criado Fórum de Comunicação da Associação. Participaram do evento cerca de 40 profissionais entre jornalistas, radialistas, blogueiros e digitais influencers.

A programação iniciou com a apresentação sobre o CIPP e sobre a AECIPP, conduzida pelo diretor executivo da associação, Ricardo Sabadia. Ele apresentou um panorama da atuação das duas entidades e reforçou a importância das ações da AECIPP para a integração entre as empresas associadas e para o desenvolvimento da comunidade dos munícipios do entorno. “Esse workshop foi mais uma das nossas iniciativas com a intenção de nos aproximarmos mais da população local. Entendemos que o contato mais estreito com esses profissionais pode nos ajudar e muito nesse objetivo, pois, uma vez que eles passam a nos conhecer melhor, irão, por consequência, multiplicar essa informação nas suas comunidades através dos seus meios de comunicação”, reforça Sabadia.

Na sequência, o Analista de Comunicação da CSP, Leandro Lima ministrou a palestra: “Como contar bem uma história”. Ele abordou temas como storytelling e a jornada do herói e os participantes puderam exercitar a construção de histórias seguindo essas técnicas. Ainda pela manhã, a Gerente de Comunicação da Approach, Cíntia Magalhães, conduziu palestra sobre “O poder da informação”. Na apresentação, ela ressaltou os cuidados que os profissionais da comunicação precisam ter ao produzir conteúdos, principalmente no atual cenário de hiperconectividade da população em razão do avanço das redes sociais. Cíntia reforçou ainda o importante papel que os comunicadores têm no combate às fake news.

Após o almoço, oferecido pela organização do evento no restaurante do IFCE Pecém, o diretor da AD2M Engenharia de Comunicação, Mauro Costa, fechou o workshop com palestra sobre o novo momento da comunicação mundial e o diferencial de um bom mídia kit. Para ele, a iniciativa da AECIPP foi de extrema importância não somente como uma maneira de reunir os comunicadores da reunião e os aproximarem da Associação, mas para permitir um momento de atualização profissional e de troca de experiências que valoriza a atividade de comunicação exercida por todos. “Como parceiro da AECIPP nessa área, ficamos muito honrados em participar e bem impressionados com a participação e envolvimento dos participantes. Temos certeza que a iniciativa de se ter um Fórum de Comunicação envolvendo os diversos entes que se relacionam com o Complexo do Pecém ganhou corpo a partir desse workshop”, finaliza Mauro.