AECIPP participa de reunião da Secretaria do Meio Ambiente para entrega do Plano de Manejo da Estação Ecológica do Pecém aos conselheiros
09/03/2020

Na manhã do último dia 06 de março (sexta-feira), a Secretaria do Meio Ambiente realizou encontro para entrega do Plano de Manejo da Estação Ecológica do Pecém aos membros do Conselho Gestor. A AECIPP, que faz parte do Conselho esteve no encontro representada pelo diretor-executivo da Associação, Ricardo Sabadia.

O encontro foi conduzido pela Orientadora da Unidade de Conservação de Proteção Integral da Estação Ecológica do Pecém da SEMA, Aline Parente, com a participação do Secretário-executivo da pasta, Fernando Bezerra e do articulador das Unidades de Conservação, Leonardo Borralho. Além da AECIPP, participaram da reunião representantes da CSP, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), da UNIPECÉM, da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de São Gonçalo do Amarante (SEMURB), da Associação Pecém Eu Te Amo e da REMER.

O Plano de Manejo é o documento técnico, orientado pelos objetivos de criação da Unidade de Conservação, no qual estabelece o zoneamento e as normas que devem reger o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade. Segundo a Gestora da Estação Ecológica do Pecém, Aline Parente Oliveira, o Plano “é o principal instrumento de planejamento e gestão das Unidades de Conservação e tem como objetivo orientar a gestão e promover o manejo dos recursos naturais da Unidade de Conservação”, conta.

A AECIPPP, além de fazer parte do Conselho Gestor da Estação Ecológica do Pecém, é uma grande parceira da gestão das Unidades de Conservação: Estação Ecológica do Pecém, APA do Lagamar do Cauípe e APA das dunas do litoral oeste, gerenciadas pela Sema.

Sobre a Estação Ecológica do Pecém

A Estação Ecológica do Pecém foi criada pelo decreto estadual nº 30.895 de 20 de abril de 2012. Com uma área de 973,0853 hectares, abrange os municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante e tem como objetivo a preservação da natureza e realização de pesquisas científicas.