AECIPP realiza 3ª edição de Workshop para Comunicadores Locais da região do Complexo do Pecém
17/09/2020

Na manhã desta quinta-feira (17/09), a Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), por meio do seu Fórum de Comunicação, realizou a 3ª edição do Workshop para Comunicadores Locais de forma virtual, pelo Google Meet. Participaram do evento cerca de 50 pessoas, entre representantes dos setores de comunicação das empresas associadas, membros da AECIPP e comunicadores dos municípios de São Gonçalo do Amarante, Caucaia e Paracuru. Além das palestras, na ocasião, foi lançado o I Prêmio AECIPP de Comunicação.

O presidente do Conselho de Administração da AECIPP, Ricardo Parente, deu as boas-vindas e agradeceu a participação de todos e o envolvimento das empresas associadas no Fórum de Comunicação. “Acredito que este grupo é um dos mais importantes que temos, pois, através dele, podemos nos aproximar mais da comunidade da região, fazendo com que ela perceba a importância do Complexo Industrial e Portuário do Pecém para o Ceará, para o Brasil e até para o mundo, bem como o impacto positivo que ele gera para o entorno, seja no quesito empregabilidade, seja na transformação social que ele traz para a população local”, avaliou Parente.

Na sequência, os participantes foram contemplados com explanações sobre diversos temas da atualidade relacionados ao universo da comunicação. A primeira palestra, ministrada pelo jornalista Luiz Henrique Campos, que tem em seu currículo uma experiência de mais de 20 anos em redações de jornais impressos, abordou o tema “Cobertura política equilibrada e relevante”. Em sua apresentação, o jornalista fez um apanhado histórico sobre a história da política, desde a Grécia Antiga até os dias atuais, e como a imprensa, ao longo dos tempos, foi abordando a temática. Luiz Henrique trouxe ainda questionamentos sobre a imparcialidade na cobertura jornalística e sobre a relação comercial entre veículos e políticos. “Não há como o jornalista ser totalmente imparcial nos seus textos, sejam eles sobre política, esporte ou economia, pois antes de profissional ele tem uma história de vida. O que é necessário é uma responsabilidade com o princípio básico do jornalismo de ouvir os diferentes lados de cada história”, reforçou Luiz.

“Notícias positivas de impacto social” foi o tema da palestra seguinte conduzida pelo jornalista e publicitário, Samuel Leite, que comanda a Digitale Content, agência de branded content, especializada em ações de impacto social e marketing de causa. Ao longo de sua apresentação, Samuel reforçou que cada vez mais os consumidores estão se relacionando com marcas que tenham propósito e que defendam causas que fazem sentido para eles. Segundo o publicitário, se posicionar como uma empresa engajada socialmente não é mais opcional e sim mandatório para o sucesso e lucratividade dos negócios. “Ações e iniciativas de cunho social não são só bonitinhas de se ver, elas também vendem”, sentenciou Samuel.

Fechando as apresentações, a jornalista Verônica Machado, que lidera uma comunidade de 400 jornalistas engajados em colocar projetos digitais no ar, trouxe para o evento a palestra “Formas de monetizar seu negócio de comunicação”. Em sua fala, Verônica apresentou diversas maneiras e ferramentas utilizadas por empresas que estão ganhando dinheiro no mundo digital, como financiamento coletivo, afiliação, assinatura, e-commerce e infoprodutos como newsletter, consultorias, banco de fotografias, e-books e infográficos, além de eventos, experiências e serviços. Além disso, a jornalista deu dicas sobre os tipos de conteúdo que mais trazem retorno financeiro. “O conteúdo que produzimos precisa sim ser bem feito, bonito, mas o ponto principal é que ele deve aplacar uma dor ou atender a um interesse, isso é o que vai fazer a diferença para que o seu negócio seja rentável e os seus boletos sejam pagos”, alertou Verônica.

Após as apresentações dos palestrantes foi lançado o I Prêmio AECIPP de Comunicação, idealizado com o objetivo de valorizar e reconhecer os profissionais de comunicação que ajudam a edificar o papel do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) como indutor da economia cearense ao divulgar informações de interesse público em veículos de comunicação tradicional e do universo digital. Nessa primeira edição do prêmio, poderão inscrever produções jornalísticas os comunicadores dos municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante e Paracuru. As inscrições já estão abertas e o regulamento está disponível no site da AECIPP (http://aecipp.com.br/pt-br/eventos/iii-workshop-para-comunicadores-locais-aecipp). Para dúvidas e mais informações, os interessados devem enviar e-mail para comunicacao@aecipp.com.br.

Ao final do evento os participantes puderam ainda participar de um sorteio que presenteou três pessoas com dois gravadores e um ring light. Os vencedores poderão retirar seus prêmios na sede da AECIPP na próxima segunda-feira, pela manhã.