Ceará conquista quinta colocação nas Américas em competição da Associação Mundial do Aço 2016

O SENAI Ceará está entre os cinco melhores da América do Norte e do Sul após disputar o Desafio Regional da Associação Mundial do Aço 2016. A quinta colocação foi conquistada, tendo como representante o coordenador do Sistema FIEC no Cariri e engenheiro metalúrgico, Mateus Paulino, na categoria Indústria. Os três primeiros colocados são do Brasil e a Companhia Siderúrgica do Pecém levou o primeiro lugar. As demais colocações foram conquistadas pela Gerdau.
Segundo Mateus Paulino, a disputa consta de uma simulação de produção de aço pela rota via Forno Elétrico a Arco semelhante ao da Gerdau em Maracanaú. Quem vence é o que consegue produzir o aço solicitado, com as características corretas e menor preço. No caso, o SENAI Ceará produziu o quinto menor preço das Américas. O simulador foi acessado durante 24 horas no dia 20 de janeiro último.
Na categoria estudante, a Universidade Federal do Ceará levou as três primeiras colocações. Ainda no que condiz a categoria Indústria, a coreana Posco levou todas as cinco colocações regionais da Ásia e Oceania. A Posco é uma das sócias da Companhia Siderúrgica do Pecém(CSP). Neste ano, a décima edição da competição atraiu 1.099 participantes, representando 42 países.
Os novos campeões regionais nas categorias "Indústria" e "Estudante" vão competir pelo título de Campeão do Mundo, em Londres, em abril de 2016. A cerimônia de premiação será realizada na presença de líderes da indústria global de aço na mesma ocasião . Aos campeões regionais serão concedidos certificados, prêmios em dinheiro e um iPad, além da viagem. Os campeões mundiais em ambas as categorias também serão premiados com um certificado de Campeão do Mundo, prêmio adicional em dinheiro e o troféu do Desafio.
Histórico de vitórias
Mateus Paulino e o ex- instrutor sênior de metalurgia da unidade do SENAI de Maracanaú, Necy Alves, foram vice-campeões mundiais do Desafio Universitário e Profissional da Associação Mundial do Aço na categoria Indústria em 2015. A equipe brasileira, também formada pelo chefe do forno da Gerdau Ceará, Rodrigo Ramos, e pelo estudante de mestrado em Engenharia de Materiais da UFC, Marcos Daniel, foi superada pelos representantes da China e ficaram à frente do grupo da França. Á época, durante duas horas de competição em fevereiro de 2015, eles foram desafiados a elaborar um aço de alta resistência para construção civil. Os engenheiros metalúrgicos representaram o SENAI Ceará, Gerdau e a Universidade Federal do Ceará (UFC). Tambem foram campeões das Américas na etapa regional do mesmo desafio, também na categoria Indústria.
A premiação em 2016 é a quarta recebida por Mateus em competições feitas pela instituição mundial do Aço. Na edição 2011/2012 do Desafio, os engenheiros Necy e Mateus faziam parte da equipe vencedora pela UFC, na categoria estudantil, do Mundial da Associação do Aço. Na ocasião, os então alunos aprenderam a utilizar o simulador feito pela Associação Mundial do Aço, em parceria com a Universidade de Liverpool.
Veículo: Portal MaxPressEditoria/coluna: -