Complexo do Pecém celebra sistema de reúso de água que economiza mais de 200 mil litros por semana
01/07/2020

O Sistema de reutilização de água tem sido uma alternativa de várias empresas diante da crise hídrica mundial. No Complexo do Pecém existem dois sistemas funcionando: um que abastece o Porto do Pecém, e o outro a Zona de Processamento de Exportação do Ceará – ZPE Ceará, localizada à 6 km do porto cearense. Os dois juntos possibilitam uma economia de até 856m³ de água por mês, equivalente a 856 mil litros.

A Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, funcionando desde 2013 no Porto do Pecém, é dividida em cinco fases. Diariamente, cerca de 30 mil litros de água são tratados e utilizados nos vasos sanitários do prédio de Bloco de Utilidades e Serviços (BUS) e nas oficinas da empresa.

Segundo a gerente de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente do Complexo do Pecém, Ieda Passos, já existem instalações para que o reuso da água seja estendido para os outros prédios do complexo. Atualmente, o sistema possibilita uma redução de cerca de 13% do consumo mensal da empresa com o insumo.

“Entendemos que o uso consciente da água é indispensável em qualquer setor. Aqui no Complexo do Pecém trabalhamos diariamente com a conscientização sobre a importância de práticas sustentáveis. Desenvolvimento é essencial, mas preservar o Meio Ambiente é necessário para a humanidade e estamos tentando fazer a nossa parte”, destaca Iêda.

Na ZPE Ceará, empresa subsidiária do Complexo do Pecém, o sistema de reúso de água, funcionando há apenas um ano, resultou em uma economia de 11% do recurso em 2019. A água tratada é utilizada em todas as torneiras, vasos sanitários da empresa e, também, na jardinagem.

Segundo o gerente de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho da ZPE, Ademar Filho, a implantação do sistema, somada a outras ações realizadas pela empresa, trouxe o resultado positivo.

“Sabemos que uma boa gestão dos recursos hídricos de uma empresa faz a diferença tanto ambientalmente, como financeiramente, por isso, a implementação de medidas sustentáveis focadas em melhorias para o meio ambiente faz parte dos objetivos”, diz o gerente.

A estação da ZPE hoje pode tratar, por hora, cerca de 1.815 litros de água, mas o consumo do recurso pela empresa, no dia a dia, é bem menor do que essa capacidade. “Dessa forma, estamos preparados para atender a demanda, caso aumente no futuro”, finaliza Ademar sobre a potência do sistema. De fevereiro a maio deste ano, a ZPE economizou cerca de 60 mil litros de água.

 

Fonte: Complexo do Pecém