Confraternização da AECIPP reúne representantes da Associação e das associadas
13/12/2019

Ao longo da manhã do último dia 12 de dezembro, a AECIPP promoveu uma confraternização entre os membros da Associação e os representantes das empresas associadas. O encontro foi realizado na sede da AECIPP e contou com um café da manhã especial e apresentação dos resultados conquistados em 2019 e do que a Associação está planejando para o próximo ano.

Na ocasião foram ressaltadas importantes ações e eventos promovidos pela AECIPP, como o Projeto Aproximar, lançado em maio, e que já cadastrou quase seis mil currículos no site da Associação, empregando mais de 1.300 profissionais da região. Outro importante evento que contou com a participação da AECIPP foi o Além da Rua - Festival Internacional de Artes e Conexões, realizado em setembro. O evento, que contou com diversas intervenções artísticas no Pecém, teve um papel muito importante para a aproximação da Associação com a comunidade local. Essas ações reafirmam o compromisso da Associação em promover uma maior aproximação e integração das empresas do Complexo com a comunidade do entorno, uma vez que cerca de 53% do CIPP fica no município de Caucaia e 47% em São Gonçalo do Amarante.

Entre as outras importantes ações pontuadas pelo presidente da AECIPP, Ricardo Parente, estão as palestras, oficinas e cursos promovidos por meio dos fóruns temáticos da Associação. Segundo Ricardo Parente, os fóruns foram criados para melhor estruturar as ações da Associação foram criados. “Temos atualmente dez fóruns temáticos, cada um liderado por profissionais das empresas associadas, que se reúnem para discutir o desenvolvimento de cada área no Complexo, bem como para pensar ações (palestras, cursos e oficinas) para os profissionais de cada setor”, complementa. São eles: Recursos Humanos, Comunicação, Logística, Desenvolvimento de Fornecedores, Meio Ambiente, Relações Trabalhistas, Responsabilidade Social, Segurança Patrimonial, Saúde e Segurança e o mais novo Fórum de Inovação.

Dentre as ações com foco na prevenção, foram destacadas as palestras e treinamentos promovidos pela AECIPP nas áreas de segurança, de combate a acidentes de trabalho, além de campanhas sistemáticas de vacinação para os colaboradores de todas as associadas. Nesse sentido, Ricardo Parente reforçou as parcerias com a Polícia Militar e com o Corpo de Bombeiros, que gerou o Curso de Policiamento em Áreas Portuária e Industrial (CPAPI) e o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do CIPP, iniciativas voltadas para a segurança do Complexo.

Outra importante iniciativa da Associação mencionada no encontro foi o Campeonato de Futebol da AECIPP. Em parceria com o Sesi Parangaba, o campeonato foi pensando para promover uma maior integração entre os colaboradores das empresas associadas. Esse ano foi realizada a segunda edição do evento, entre maio e outubro, e reuniu 25 equipes, que sagrou o time da Aeris Energy como grande campeão.

Também foi destacada a participação da AECIPP em importantes eventos da indústria e da logística, como a Fortaleza Brazil Stone Fair, realizada entre os dias 05 e 07 de novembro, e a EXPOLOG, que aconteceu nos dias 27 e 28 do mesmo mês no Centro de Eventos do Ceará. Nesse último, a Associação promoveu o lançamento da Expo Pecém 2020, grande feira promovida pela AECIPP que acontecerá no IFCE Campus Avançado do Pecém, em agosto do próximo ano.

No encontro, foram apresentados ainda alguns planos para o próximo, norteados pelos encontros para a produção dos planejamentos estratégicos dos fóruns e da Associação. Esses momentos foram conduzidos pelo Carlos Eduardo Araújo, consultor da Parceria Consultores, que promoveu discussões sobre os desafios e metas que a AECIPP deseja alcançar, enquanto associação, bem como em cada fórum temático.

Por fim, o presidente da Associação reforçou a importância da participação das empresas associadas para o crescimento da AECIPP. “Agradeço o envolvimento de cada associado, pois essa contribuição é de fundamental importância para o crescimento da nossa associação. Espero que cada dia mais pessoas participem das nossas ações, afinal sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe”, finaliza Ricardo Parente.