Cumbuco e Cauípe recebem ação de limpeza para retirada de óleo das praias
12/11/2019

Entre os dias 05 e 11 de novembro, foi realizada limpeza das praias do Cumbuco e Cauípe para a retirada do óleo que tem aparecido no litoral cearense nos últimos meses. A ação contou com a participação da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), da Marinha, do Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, do hotel Vila Galé, Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S/A), de barraqueiros e bugueiros da região e mais de 60 voluntários. No total, cerca de 100 pessoas estão trabalhando voluntariamente na ação.

Diversas empresas também estão se mobilizando, por meio de doação de materiais e alimentos, para contribuir com o processo de limpeza. A Norsa Refrigerantes S/A doou mil e duzentos litros de Suco Del Valle Frut e a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos também enviou donativos para os lanches dos voluntários. Além disso, foram doados pela Semace e pela Expedia equipamentos de proteção individual (EPIs). Já os tambores metálicos e as bolsas bigbags, necessários para acondicionar o lixo tóxico foram doados pelo Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), pela Trasnordestina, pelo Sindicato dos Recicladores (Sindverde), pelo empresário Beto Studart, pela Semace e pelo Grupo C. Rolim.

Parte das 18,5 toneladas de óleo recolhido será destinado para a fábrica de cimentos Apodi, em Quixeré, onde é reutilizado por meio da técnica de coprocessamento. Além disso, o material também está sendo doado ao Grupo de Trabalho (GT) de combate às manchas de óleo, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).