As duas melhores hidrelétricas do Brasil são da EDP, aponta ANEEL
30/06/2020

Usinas Peixe Angical e Lajeado lideram o ranking do órgão regulador. Usina Mascarenhas também está entre as 10 melhores do País

As Usinas Hidrelétricas Peixe Angical e de Lajeado, controladas pela EDP, foram apontadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) com as duas melhores do Brasil. Além delas, a UHE Mascarenhas, também gerida pela EDP, aparece entre as 10 primeiras posições do ranking. O órgão regulador avaliou 148 usinas de geração de energia na campanha de fiscalização realizada em 2019 e 2020.

A UHE Peixe Angical, localizada no Tocantins, obteve nota 99,40 no ranking geral, com pontuação máxima em cinco dos seis tópicos listados: meio ambiente, segurança, gestão da operação, gestão da manutenção e operação e manutenção. Já a UHE Lajeado, também situada no Tocantins, recebeu nota máxima em quatro deles. A UHE Mascarenhas, no Espírito Santo, ficou com a oitava posição na lista. O monitoramento aconteceu em duas etapas distintas, entre dezembro de 2019 e abril de 2020.

Este é o segundo ano seguido em que uma usina administrada pela EDP aparece no primeiro lugar do ranking. No ano passado, coube à UHE Lajeado ocupar a primeira colocação.

A Campanha de Fiscalização de Desempenho Operacional DARDO, da Aneel, avalia se o serviço prestado pelas usinas corresponde ao nível de desempenho operacional definido pelo órgão. Detentoras de uma potência instalada de 93.327,35 MW, o que equivale cerca de 54% da capacidade de geração nacional, as hidrelétricas despachadas de forma centralizada têm papel fundamental na segurança energética do Sistema Interligado Nacional (SIN), tanto ponto de vista da operação integrada quanto do planejamento energético.

“É com grande satisfação que recebemos o reconhecimento da Aneel. Ter em nosso portfólio as duas melhores hidrelétricas do país e ainda uma terceira entre as dez melhores nos mostra que todo o esforço em busca da aplicação das melhores práticas de sustentabilidade e segurança operacional foi recompensado”, afirma Luiz Otávio Henriques, vice-presidente de Geração, Transmissão e Comercialização da EDP.

Sobre a UHE Peixe Angical - Com capacidade instalada de 498,75 MW e localizada no município de Peixe, a 290 quilômetros de Palmas, no Tocantins, a UHE Peixe Angical iniciou sua operação em 2006. O empreendimento é operado pela Enerpeixe, empresa que tem como proprietários EDP (60%) e Furnas (40%).

Sobre a UHE Lajeado - Com capacidade instalada de 902,5 MW, a UHE Lajeado, construída no Rio Tocantins, opera a fio d’água. Considerada a melhor hidrelétrica do Brasil em ranking da Aneel em 2019, a Usina é referência em segurança e sustentabilidade, sendo certificada nas normas ISO 55001, ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, que atestam sua excelência na gestão dos ativos; na qualidade dos serviços prestados; na gestão ambiental e na gestão da saúde e segurança do trabalho.

Sobre a EDP no Brasil

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia, e possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica. Em Distribuição, atende cerca de 3,5 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 14 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. No Ceará, a EDP é responsável pela UTE Pecém, em São Gonçalo do Amarante.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa EDP