Em 2020, Pecém faz 70 anos de fundação; de vila a complexo industrial
11/09/2019

O distrito do Pecém fica localizado às margens do Oceano Atlântico, estando aproximadamente 21 Km norte da sede do município. O Pecém, da Colônia de Pescadores, da Dança do Côco, do Bumba Meu Boi e de outras Manifestações Folclóricas, transformou-se como numa mutação de apoteose na galinha dos ovos de ouro da economia do Estado do Ceará.

A história do Porto do Pecém data de meados da Segunda Guerra Mundial, pois o Marechal de Campo do Exército Alemão Erwin Rommel, apelidado por Hitler como Raposa do Deserto, avançava pela Africa e tencionava chegar à América. Então, o que fizeram os americanos: instalaram bases aéreas em Fortaleza, como a base do Pici, e o estudo detalhado para a instalação de Porto no mar na Ponta do Pecém.

A guerra terminou, o lugar foi preservado e guardado para futuras instalações de um porto, aconteceu por volta dos anos 1990 e começo dos anos era Presidente o Sociólogo Fernando Henrique Cardoso e o Governador do Ceará era Tasso Jereissati. Do Pecém antes da instalação do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), as jangadas, os paquetes a pesca artesanal, algumas casas de comércio, a Igreja de São Luiz de Gonzaga e as ruas apertadas e vieladas ainda da fundação do distrito.

O Pecém de hoje cresce assustadoramente, seu comércio aumenta, acompanhando o desenvolvimento industrial. O distrito, a cada instante, perde sua identidade, e das famílias, antes existentes, pouco se fala e pouco se vê, pois a migração para o Pecém é muito grande e foge aos padrões antigos.

O distrito dispõe de uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) e tem várias ruas pavimentadas. Sua rua principal, São Luís de Gonzaga, é pavimentada do mesmo tipo da Av. Monsenhor Tabosa na cidade de Fortaleza. Pecém, é uma das regiões mais progressista do Brasil.

 

Fonte: Papel Pã Notícias