Em dezembro CINE MIAU lança cartilha pedagógica e faz lançamento virtual da programação que acontecerá em fevereiro e março de 2021
27/11/2020

Uma live no dia 04 de dezembro vai marcar o lançamento da nova edição do Cine Miau, mostra de audiovisual infantil que em 2021, de 10 de fevereiro a 13 de março, levará às telas de cinco cidades cearenses filmes que estão fora do circuito de cultura de massa, diversificando as referências artísticas e culturais das crianças. Além de Fortaleza e Caucaia, nesta edição da mostra infantil de audiovisual mais três cidades vão receber pela primeira vez programação, Canindé, Santa Quitéria e Itapipoca. Em destaque, As Aventuras de Pety; Animanimals: Elephant; Caquinhas em asfalto e O Filho do Vizinho, entre outros.

Lançado em 2019, o Cine Miau surgiu com a ideia de democratizar o acesso à cultura e despertar nas crianças, através do audiovisual, valores como cidadania, amizade e sustentabilidade, com foco no protagonismo infantil. Para isso, traz uma seleção de 15 filmes de curta-metragem do Brasil, da Alemanha, da Rússia e da Itália, que despertam o encantamento, o pensamento, a diversão e a reflexão. A curadoria é de Vanessa Fort, coordenadora do comKids e do Prix Jeunesse Ibero-americano, festivais reconhecidos no país pelo cuidado com o conteúdo audiovisual de qualidade que é apresentado ao público infantil.

Um dos elementos que mais inspiram a curadoria do Cine Miau é o humor e, além dele, outros aspectos são levados em conta: filmes que nos ajudam a ver mais além da ideia de verdade e narrativa única; produções que garantam a representatividade das muitas infâncias, seja por meio dos personagens, seja pelos territórios, modos de viver, fazer, brincar; a relação criativa e dialógica entre adultos e crianças; a autonomia e genuinidade dos personagens infantis na vivência dos seus conflitos e dramas; a diversidade de temas e abordagens.

CADERNO MIAU E LANÇAMENTO DA PROGRAMAÇÃO
É com Vanessa Fort que Emídio Sanderson, um dos diretores do Cine Miau, conversa no dia 04 de dezembro (sexta-feira), em uma live às 14h. Na ocasião, lançam o Caderno Miau, uma publicação pedagógica que servirá de ferramenta para professores de escolas públicas e privadas e também para os pais desenvolverem atividades com as crianças a partir dos filmes que serão exibidos nesta edição do Cine Miau.

O Caderno Miau propõe aos educadores e pais exercícios de crítica e análise junto às crianças. Para isso, usa um filme como exercício dialógico com as crianças, a fim de estimular sua participação, percepção e crítica em relação ao filme. A partir de perguntas inspiradoras, o Caderno Miau sugere que criem outras a partir dos seus próprios territórios e alunos.

Em seguida, acontece o lançamento virtual de toda a programação do Cine Miau, com duas horas de exibição de curtas-metragens. Os filmes ficarão disponíveis até o dia 05 de fevereiro de 2021 no canal da Invento Produções Culturais no Youtube. Os 15 curtas vão compor duas programações, com uma hora de duração cada.

EM 2021
De 10 de fevereiro a 13 de março o Cine Miau estará em circulação em espaços de Fortaleza e quatro cidades do interior, com exibições abertas ao público e exclusivas para escolas, sempre seguindo os protocolos sanitários definidos no período pelo Governo do Estado e as autoridades locais. A abertura da programação presencial será no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, com sessões nos dias 10 e 11 de fevereiro para 480 alunos de escolas públicas (240 por dia), com tradução em libras e audiodescrição.

Na programação no interior, com exceção de Canindé, escolas públicas abrem suas portas para a comunidade com as sessões do Cine Miau. As quadras de esporte dessas instituições se transformarão numa sala de cinema ao ar livre. A proposta é criar um espaço de fruição cultural e convivência comunitária.

Em Fortaleza para o público em geral - No dia 12 de fevereiro, a programação segue para o Cinema Dragão do Mar, com sessões gratuitas e abertas ao público. No final de semana seguinte, 19, 20 e 21, o Cine Miau estará, respectivamente, na Comunidade do Poço da Draga (Praia de Iracema), no teatro do Centro Cultural Bom jardim e no Parque do Cocó. Nos locais ao ar livre, é montada uma estrutura de cinema com um telão inflável.

Caucaia e Canindé - De 23 a 27 de fevereiro o Cine Miau estará em Caucaia, levando exibições exclusivas para alunos de três escolas públicas e para a reserva indígena Anacé. Também a partir do dia 23, Canindé recebe a mostra pela primeira vez, com sessões específicas para alunos de escolas públicas até o dia 26 na Praça dos Mestres.

Santa Quitéria e Itapipoca - Em março o Cine Miau chega pela primeira vez também às cidades de Santa Quitéria, de 02 a 05, e Itapipoca, de 09 a 13, com a mesma seleção de filmes de curta-metragem para estudantes, incluindo uma sessão especial em cada uma das duas cidades para toda a família.

Apresentado pelo Ministério do Turismo/ Lei de Incentivo à Cultura e pela Aeris, o Cine Miau é uma produção da Invento Produções Culturais e D'grau. Tem o apoio da Cagece, Prefeitura de Fortaleza e Prefeitura de Canindé, Prefeitura de Caucaia, Prefeitura de Santa Quitéria e Prefeitura de Itapipoca. Tem como parceiros: Ação Humanitária, Centro Cultural Grande Bom Jardim, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Cineteatro São Luiz e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Patrocínio: Rubberloss, Grupo DASS, Democrata e Aeris. Realização: SEARA, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo/ Lei de Incentivo à Cultura.

OS FILMES
SESSÃO 1
Animanimals: Elephant - Direção: Júlia Ocker. Animação. 3'37. Alemanha 2018

Caquinhas em asfalto - Direção: Cesar Cabral. Animação. 1'. Brasil. 2004. Livre

Trudi e Kiki - Direção: Eva Furnari. Comédia. 7'. Brasil. 2008. Livre

My Strange Grandfather - Direção: Dine Veliskovkaya. Animação. 9'. Russia. 2011. Livre

Lá do alto - Direção: Luciano Vidigal. Ficção / Infantil. 8'. Brasil. 2018. Livre.

Caquinhas Ninja - Direção: Cesar Cabral. Animação. 1'. Brasil. 2004. Livre

Me liga na lata - Maranhão - Direção: David Reeks e Renata Meirelles. Documentário. 26'. Brasil. Livre.

Filmar o mundo dentro de casa - Direção: Rúbia Mércia. Documentário. 8'30 Brasil. 2020. Livre

Videoclipe "Lavar as mãos" - Palavra Cantada. 1'27. Brasil. Livre

SESSÃO 2
O Filho do Vizinho - Direção: Alex Vidigal. Infantil. 7'. Brasil. Livre

As Aventuras de Pety - Direção: Anahí Borges. Aventura. 14'. Brasil / Itália. 2019. Livre

A corda acorda - Direção: Ana Luiza Primo, Clara Barros e Julia Nicolescu. Infantil. 1'. Brasil. 2019. Livre

Casinhas - Direção: Renata Meireles. Documentário. 2'. Brasil. 2014. Livre.

Me liga na lata - Bahia - Direção: David Reeks e Renata Meirelles. Documentário. 26'. Brasil. Livre

Filmar o mundo dentro de casa - Direção: Rúbia Mércia. Documentário. 8'30 Brasil. 2020. Livre

Vídeoclipe "Lavar as mãos" - Palavra Cantada - 1'27. Brasil. Livre

SERVIÇO - CINE MIAU:
Quando e onde: Dia 04 de dezembro de 2020, a partir das 14h: live de lançamento do Caderno Miau e da programação do Cine Miau. De 04 de dezembro de 2020 a 05 de fevereiro de 2021: curtas-metragens disponíveis no canal da Invento Produções culturais no Youtube; De 10 de fevereiro a 13 de março de 2021: programação presencial em Fortaleza, Caucaia, Canindé, Santa Quitéria e Itapipoca. Informações: (85)3048-6077.
Sitewww.cinemiau.com.br 
Instagram e Facebook: cine.miau
Canal no Youtube: Invento Produções Culturais
https://www.youtube.com/channel/UC0Ws3qcvDn5VbOB50Kcq-cg 

 

Fonte: Simbora Lá