Em parceria com a AECIPP, IFCE contribui para a inserção dos profissionais da região nas empresas do Complexo
17/03/2020

Com o intuito de atender às necessidades da comunidade local e dos arredores da região do Pecém, o Instituto Federal do Ceará – Campus Pecém (IFCE) viabilizou cerca de 600 vagas em cursos com disciplinas variadas somente nos primeiros meses de 2020. A iniciativa, que tem parceria com a Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), foi adotada a partir da alta procura das grandes empresas que fazem parte do Complexo por mão de obra especializada.

Também nessa perspectiva, o IFCE tem lançado novos cursos focados nas demandas presentes e futuras das empresas do CIPP, em parceria com a AECIPP e suas associadas, em que engenheiros e funcionários das empresas colaboram com palestras para os alunos dentro dos temas tratados nos cursos pelos professores. Foi o caso do curso de operador de termoelétrica, que formou sua primeira turma no início de fevereiro. A formação, que é a primeira da área no Norte/Nordeste, foi idealizada pelo IFCE em parceria com a AECIPP e as empresas associadas EDP e Eneva, visando suprir as demandas das termoelétricas. Além da participação na idealização do curso, a parceria com as empresas se deu ainda na concepção do projeto pedagógico, na escolha de disciplinas e conteúdos, bem como na participação de técnicos da EDP e da Eneva. No total, dos 30 alunos inscritos, 25 concluíram o curso, desses, 11 já foram contratados pelas duas empresas.

Ao todo, o Instituto chega a formar de 20 a 30 turmas por ano, que variam de acordo com as demandas da região. Dentre os cursos mais procurados estão os de Operador de Termelétrica, Mecânico Montador e Inspetor de Qualidade, sendo eles distribuídos em três modalidades: Formação Inicial e Continuada, cursos de Qualificação Profissional e cursos de curta duração. Além desses, o Campus oferece oportunidade de aprendizagem em língua inglesa, planilhas eletrônicas (Excel), auxiliar de Laboratório Químico, operador de Estações de Tratamento de Água e Efluentes, NR-10, Higiene Ocupacional, Ergonomia do Trabalho, Eletricista Predial e Industrial, Soldador, dentre outros.

Além de oferecer especialização, o Campus atua junto a indústrias da região do Pecém encaminhando os currículos dos profissionais para vagas de Jovem Aprendiz e estágios, além de construir um banco de currículos de profissionais formados. Só no ano passado, mais de mil currículos foram encaminhados pelo IFCE, colaborando para a inserção de aproximadamente 80% dos concludentes com grau técnico nessas empresas, os quais foram direcionados para áreas como Eletromecânica, Automação Industrial, Eletrotécnica, Química e Segurança do Trabalho.