Em parceria com a Junot Consultoria, AECIPP promove minicurso gratuito sobre Liderança Kaizen
26/02/2021

Diante das grandes exigências imposta pelo ambiente de negócio sobre as organizações e com o objetivo de desenvolver nos participantes as competências necessárias para contribuir com a melhoria contínua na organização, a Junot Consultoria e Treinamento, em parceria com a AECIPP, realizou, nos últimos dias 23 e 25 de fevereiro, um minicurso gratuito sobre Liderança Kaizen. O minicurso foi ministrado pelo Master Black Belt com experiência em consultoria organizacional com a metodologia Lean six sigma e especialista em Gestão de Projetos com a Metodologia ágil – SCRUM, Domingos Sávio.

Com carga horária de 4 horas, o curso foi dividido em nove módulos. Dentre os temas abordados nos encontros estão: Questões estratégicas do Lean (filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota); Kaizen (modelo de liderança que trabalha com o objetivo de obter resultados sustentados ao longo do tempo não se focando apenas nos resultados imediatos); Ciclo PDCA (metodologia utilizada para a melhoria de processos e solução de problemas nas empresas – do inglês: Plan, Do, Check & Act); Gemba (local onde o problema está acontecendo), bem como gestão da qualidade, dos custos e de entregas do Gemba; e o papel da liderança nas organizações.

Voltado exclusivamente para colaboradores das associadas, o curso contou com a participação de cerca de 100 representantes de 18 empresas dos mais diversos setores, como gestão de pessoas, suprimentos, administrativo, logística, segurança do trabalho, manutenção, engenharia, dentre outros. Uma dessas participantes foi a Ana Clara da Silva Albuquerque, trainee da DSM produtos nutricionais. Ela destaca a importância dos conceitos trazidos nos encontros e a forma como foram abordados os temas como os diferenciais do curso.

“Eu realmente adorei a metodologia aplicada pelo Sávio. O domínio do conteúdo foi essencial para fixarmos as informações repassadas. Ficou ainda mais claro que não conseguimos ter um evento sustentável se não tivermos uma liderança focada e engajada. Pretendo aprofundar ainda mais os pontos trazidos no curso para aplicar no meu dia a dia no trabalho, mas foi um start importante para abrir nossa mente e nos mostrar que podemos melhorar e fazer mais, aplicando sempre melhoria contínua no nosso cotidiano. Agradeço demais a oportunidade do treinamento e espero poder participar dos próximos”, comemora Ana Clara.