Estudantes da rede municipal do Ceará recebem kits escolares personalizados
12/03/2020

O programa EDP nas Escolas foi iniciado ontem (dia 9/3), em São Gonçalo do Amarante. Durante todo o ano, o Conselho Escolar de 1º grau Poetisa Abigail Sampaio será contemplado pela programação do projeto.  A primeira iniciativa aos estudantes foi a entrega de kits escolares com itens essenciais da rotina estudantil, como mochila, cadernos, lápis, apontador, canetas, cola, entre outros. 

Aproximadamente 300 alunos do 1º ao 5º ano serão, diretamente, beneficiados no estado. Nacionalmente, o projeto atenderá 9305 alunos em 38 escolas de sete estados brasileiros. Em 2020, o programa tem como tema “Energia para Preservar Nossa Biodiversidade” e realiza diferentes ações nas escolas durante todo o ano.

A iniciativa chega a sua 18ª edição e é o principal projeto do Instituto EDP, instituição que gere os investimentos socioambientais do Grupo EDP. O programa acontece em conjunto com as secretarias municipais de educação, promove ações durante o período letivo, visando a melhoria da qualidade da vida estudantil. A ação incentiva, capacita e premia o potencial criativo de crianças e adolescentes nas escolas.

Concurso

O EDP nas Escolas também realiza o concurso Arte com Energia, a iniciativa vai utilizar a intervenção e expressão artística como instrumento para estimular a reflexão sobre a importância da preservação e relevância da rica biodiversidade do Brasil.

O concurso envolve alunos e professores entre março e outubro. Os alunos vencedores em cada escola recebem premiações. Em todo Brasil, professores, diretores e coordenadores pedagógicos das três escolas que mais se destacarem, serão premiados com o curso de Capacitação em Arte, a ser ministrado em São Paulo/SP, em novembro/2020. Os professores também recebem atenção especial do projeto. Entre abril e junho, eles vão passar por uma capacitação para o desenvolvimento e fortalecimento de competências socioemocionais, com ação integrada de formação acerca da temática de Biodiversidade.

A grande novidade em 2020 é o “Realidade Virtual nas Escolas”, prevista para agosto, que vai levar aos alunos a experiência da realidade virtual. A iniciativa permitirá a interface dos estudantes e professores com a biodiversidade, usando a tecnologia para conscientizar sobre a importância de preservar e conhecer os biomas brasileiros.

O EDP nas Escolas está alinhado à BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Em 2019, segundo avaliação dos diretores escolares, o Programa contribuiu fortemente com o Desempenho Educacional, incentivou a leitura e a escrita e conscientizou a comunidade escolar para o respeito aos valores humanos.

“O Programa EDP nas Escolas já é uma tradição. Desde 2002, contribuímos para o desenvolvimento educacional e social de jovens, crianças e educadores de todo o Brasil, e isso é motivo de muito orgulho para nós”, comenta Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP.  

Sobre o IEDP

Desde que foi fundado em 2009, o Instituto EDP investiu mais de R$ 100 milhões em projetos socioculturais, que beneficiaram cerca de três milhões de pessoas, em cerca de 400 programas espalhados por todo o País. Somente em 2019, iniciativas apoiadas pela organização favoreceram 82 mil moradores das comunidades do entorno das áreas de atuação da Companhia. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.