FIEC e UFC abrem edital para pesquisa em Hidrogênio Verde
23/06/2022

A busca pela mão de obra especializada em produção de Hidrogênio Verde (H2V) tem levado a Federação das Indústrias do Estado do Ceará, FIEC, buscar o mundo acadêmico como parceiro. A prova é que a instituição, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) torna público o edital para seleção de trabalhos que vai ser feito em conjunto com o Parque Tecnológico da Universidade Federal do Ceará (PARTEC/UFC).

Até o dia 15 de julho (15/07), os interessados deverão inscrever trabalhos voltados para as áreas da produção, armazenagem, transporte, distribuição, certificação e utilização do Hidrogênio Verde (H2V).

FIEC Summit - Hidrogênio Verde

Para potencializar o tema entendido por especialistas mundo a fora como o combustível do futuro, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará, FIEC, vai promover o FIEC Summit – Hidrogênio Verde, nos dias 03 e 04/08, em formato híbrido.

O evento tem como finalidade proporcionar a interação entre as empresas investidoras no HUB do Hidrogênio Verde no Ceará e os profissionais cearenses interessados em desenvolver pesquisas aplicadas ao tema.
A estrutura no SENAI da Barra do Ceará, que vai ficar pronta até o final do ano, vai contar com laboratórios e novas salas de aula para garantir a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho.

Hidrogênio Verde – O futuro é sustentável

A produção do combustível vai ser uma resposta às emissões do Dióxido de Carbônico (CO2), gás que tem provocado consequências drásticas ao meio ambiente, porque vai ser produzido a partir de fontes renováveis de energia. (Energia Eólica e Solar, principalmente). Por isso, é considerado o combustível do futuro.

Nessa busca por uma economia mais sustentável, a produção de Hidrogênio Verde (H2V) tem levado algumas multinacionais investirem pesado em vários Estados brasileiros, que pelas condições climáticas, são produtores de energias renováveis em potencial. O Ceará é um deles.

O Hub do Hidrogênio Verde vai reunir as multinacionais, no Porto do Pecem, em São Gonçalo do Amarante, a 60 quilômetros de Fortaleza.

VEJA AQUI o edital para seleção dos trabalhos acadêmicos de pesquisa em Hidrogênio Verde.

 

Fonte: FIEC