Iniciam aulas dos cursos do IFCE Pecém criados em parceria com a AECIPP
10/09/2019

Começaram no último dia 09 de setembro as aulas dos novos cursos técnicos em Química, Eletrotécnica e Segurança do Trabalho do Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus avançado Pecém. As formações fazem parte do plano de implantação de novos cursos do campus, criados com base em um Estudo de Potencialidades que identificou, com a participação da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP) e das empresas do Complexo, demandas atuais e futuras por qualificação.

Segundo o diretor do IFCE Campus Avançado Pecém, Marcel Ribeiro, o Estudo de Potencialidades foi produzido com dados do SINE – IDT, do CAGED e dados socioeconômicos da região. Além disso, foram feitas pesquisas com a população da região e com as empresas associadas para identificar quais cursos geravam interesse. Marcel conta que foi realizada ainda uma avaliação do perfil educacional na região, identificando que 90% da população que concluiu o Ensino Médio não tinha formação técnica e, por essa razão, essas pessoas ficavam de fora das oportunidades do Complexo, onde a maioria das empresas exige, no mínimo, curso técnico.

“Por isso nós criamos os cursos na modalidade subsequente, aquela que o aluno faz logo após a conclusão do Ensino Médio e não na forma integrada, na qual atenderíamos somente os alunos que estão saindo do 9º ano. Dessa forma, beneficiamos tanto a população mais jovem que está concluindo o Ensino Médio quanto a população mais velha que não teve a oportunidade de se profissionalizar. Ou seja, além de atender a demanda do mercado, os cursos atendem um vácuo educacional que tínhamos na região”, reforça Marcel.

Além de passarem por um processo de estudo de implantação, os cursos também tiveram suas matrizes curriculares desenvolvidas em parceria com gestores de áreas técnicas de empresas do CIPP. Assim como os demais cursos técnicos já existentes, esses também serão cadastrados no programa Jovem Aprendiz e, em breve, poderão ofertar aprendizes, estagiários e profissionais formados às empresas do Complexo.

No total, são 105 novos estudantes, que passaram por um processo seletivo com cerca de 880 inscritos, em sua maior parte residentes dos municípios de Caucaia e de São Gonçalo do Amarante. Para concorrer, os candidatos precisavam ter Ensino Médio completo. A seleção foi por análise do histórico escolar. Cada curso tem 35 alunos e terá duração de dois anos, com carga horária média de 1.200 horas/aula dentro do período de calendário escolar normal.

“A ideia da parceria com o IFCE é fazer com que esses cursos sejam uma porta de entrada para a população do entorno visando as oportunidades de emprego das indústrias do Complexo”, finaliza o diretor da AECIPP, Ricardo Sabadia.