Leilão de transmissão vai atrair 5 MW em energia

O Ceará vai ter mais 5 mil megawatts (MW) em capacidade instalada de geração de energia até 2021 - tudo renovável. A perspectiva é o passo seguinte à montagem da infraestrutura de linhas de transmissão do leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), anunciado ontem.
Está prevista a implantação total de aproximadamente 6.500 km de linhas de transmissão e de 10.560 megavolt ampere (MVA) em capacidade de subestações, em 20 estados brasileiros. O Ceará foi contemplado com mais de 500 km de linhas de transmissão de 500 kV e 97 km de Linhas de Transmissão de 230 kV, além de duas subestações de 500 kV e a instalação de compensador estático 500 kV na subestação Sobral III.
A expectativa é que os investimentos, só aqui no Ceará, sejam de cerca de R$ 700 milhões na construção de linhas e subestações. O certame vai ocorrer dia 13 de abril, às 10 horas.
O secretário-adjunto da Secretaria da Infraestrutura do do Ceará (Seinfra), Renato Rolim, diz que o leilão representa retomar a posição do Ceará de grande gerador de energias renováveis. “Poderemos prospectar investimentos da ordem de R$ 25 bilhões em novos empreendimentos de geração, possibilitando a criação de até 17 mil vagas de empregos”.
O Ceará produz aproximadamente 3,2 mil MW em energia, levando em conta geração térmica, carvão e renováveis. Já produz mais do que consome, aproximadamente 1,8 MW. “Agora vai continuar sendo autossuficiente, mas com maior parte por meio de energias renováveis”.
Conforme o secretário, vai ter maior arrecadação de ICMS, arrendamento de terras, geração de empregos durante a obra e depois da obra, parceiros tecnológicos e outras gerações de negócios.
Veículo: O Povo – Editoria/Coluna: Economia