Novos ventos chegam para impulsionar a educação nas Escolas Públicas de Caucaia
07/11/2019

Você sabia que a biblioteca escolar é a fonte de livro de mais da metade dos brasileiros? Você sabia que 55% das Escolas brasileiras não tem biblioteca? E que muitas dessas bibliotecas ficam trancadas (Fonte Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil).  Para mitigar essa realidade surge o projeto Ventos do Saber que objetiva trazer novos ares para as Bibliotecas Escolares Municipais de Caucaia. Mais do que uma ferramenta para adquirir conhecimento, a Leitura é uma forma de voar na imaginação, estimular a criatividade, desenvolver a atenção, concentração, vocabulário, a memória e o raciocínio. E para incentivar tudo isso é preciso ter profissionais da educação qualificados e estrutura que estimule a leitura. 

O Ventos do Saber iniciou seus trabalhos em setembro de 2019 onde qualificou cerca de 120 profissionais da rede de educação de Caucaia, entre bibliotecários e professores de língua portuguesa. Deste então promoveu uma leva de melhorias na infraestrutura de quatro bibliotecas das seguintes Escolas:  Escola Indígena Abá Tapeba, Escola Municipal Alice Moreira de Oliveira, Escola Municipal Saul Gomes de Matos e Escola Municipal Luiz Rocha Mota.

Nesta quinta e sexta-feira acontecem as inaugurações dessas bibliotecas. Dia 7, quinta-feira, às 8h30 na Escola Municipal Indígena Abá Tapeba, e às 10h na Escola Municipal Luiz Rocha Mota. Já na sexta, às 8h30 será inaugurada a biblioteca na Escola Municipal Saul Gomes de Mato e às 10h30 na Escola Municipal Alice Moreira de Oliveira.

As expectativas em especial das quatro escolas contempladas com as melhorias de infraestrutura são grandes, visto que a maioria delas não tem esse espaço, ou o espaço está mal distribuído ou mal organizado.  “Ventos do Saber irá dinamizar a aprendizagem da leitura e incentivar o aprimoramento da escrita” comenta a Rejeane Sousa, diretora da Escola Indígena Abá Tapeba. 

Outra perspectiva está no impacto da qualificação dessas crianças e adolescentes para futuro, para que o município possa ter profissionais mais qualificados para atuar junto as empresas do complexo industrial do Pecém.

O projeto Ventos do Saber é uma iniciativa da Invento Produções, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Aeris Energy, em parceria com o Instituto SEARA, Ação Humanitária e Prefeitura de Caucaia.