Policiais da 4ª Companhia do 12° Batalhão da Polícia Militar ministram aula sobre defesa pessoal para mulheres da DSM
17/03/2020

Na manhã da última quinta-feira (12/03), os policiais da 4ª Companhia do 12° Batalhão da Polícia Militar - Pecém/São Gonçalo do Amarante participaram da semana em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na unidade do Pecém da DSM. Os policiais conversaram com as colaboradoras da empresa abordando o assunto: "Defesa Pessoal e as mulheres", bem como os cuidados que elas podem ter em suas rotinas para aumentar sua própria segurança.

A conversa foi conduzida pelo subcomandante do quartel 1° Tenente Carvalho, coordenador do projeto Arte e Vida, que oferece jiu-jitsu para as crianças da comunidade do Pecém. Na sequência, o mestre faixa preta em jiu-jitsu, soldado Alencar, instrutor do Arte e Vida, demonstrou, juntamente com uma aluna destaque do projeto e convidada para o evento, algumas técnicas de defesa pessoal que são bastante úteis para as mulheres se defenderem de agressores. 

Para o cabo Freitas, faixa azul e também instrutor de jiu-jitsu do projeto, a palestra ajuda a desmistificar as artes marciais para mulheres e pode incentivar as participantes a procurarem fazer uma atividade física e eventualmente até mesmo praticarem a defesa pessoal como esporte. É o caso da funcionária da DSM Regiane, que é praticante de boxe tailandês. Ela conta que a rotina de treinos a ajudou a melhorar a saúde, perder peso, melhorar a autoestima. Já a Assistente Natanielle reforçou que a prática de artes marciais por mulheres pode ajudá-las até mesmo a se livrarem de relacionamentos abusivos.

Segundo a analista de RH sênior da DSM, Amanda Dutra, a iniciativa partiu da ideia de trazer algo diferente para abordar no Dia da Mulher. “O evento foi ótimo, um sucesso. As mulheres amaram o tema diferente e a oportunidade de aprender sobre como poderiam se livrar de uma situação indesejada possível de acontecer com qualquer uma de nós principalmente no dia de hoje quando o feminicídio está tão em alta, infelizmente”, complementa.