Professores da UFC Ceará lançam livro “A engenharia de produção na era da Indústria 4.0”
21/10/2021

Nesta terça-feira (26/10), das 19h às 20h, via YouTube da Universidade Federal do Ceará – UFC Campus Russas, acontece a roda de conversa de lançamento do livro “A engenharia de produção na era da Indústria 4.0 – estudos de casos e benchmarking da indústria 4.0” dos professores da UFC Ceará, Marcos Ronaldo Albertin e Heráclito Jaguaribe.

A transmissão será realizada no endereço https://www.youtube.com/watch?v=89mloKsQi_4 e terá mediação do professor Dmontier Pinheiro Aragão Jr. (UFC Russas) e participação do especialista Stefanos Anagnostou, da Cimento Apodi/TITAN. A realização é da Editora Appris e Coordenação de Comunicação e Produção Cultural da UFC – Campus Russas.

Em nove capítulos, o livro apresenta aplicações e impactos da Indústria 4.0 no dia a dia; seus modelos de valor; a organização dos sistemas produtivos, os impactos socioeconômicos e ambientais, quais serão os novos desafios do engenheiro de produção para essa indústria nascente e estudo de casos e a experiência vivida pelos autores em projetos de big data.

A obra tem apoio da Cimento Apodi, uma joint venture referência em processos industriais avançados, como o de aplicação de inteligência artificial no processo de moagem do cimento nas suas fábricas no Pecém e em Quixeré/CE.

 

Sobre os autores
Marcos Albertin é doutor em Engenharia de Produção pela URGS (2003), pós-doutor  no IPK - Fraunhofer no tema Benchmarking (2013), além de possuir extensão universitária em garantia da qualidade para o ensino superior pela Vienna University of Technology, (2016) e capacitação em Berlim na Indústria 4.0 (2018). É atualmente professor associado e vice-chefe do Departamento de Engenharia de Produção do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. Trabalhou em empresas como Mangels, Zahnrad Fabrik, OPEL, Marcopolo e DANA, além de possuir experiência em ISO 9001, TS 16949, STP e Gestão da Qualidade.

Heráclito Jaguaribe é doutor em Engenharia em Engenharia Mecânica (área de concentração Manufatura) pela Universidade de São Paulo - USP (2012) e mestre em Engenharia Mecânica (área de concentração Manufatura) também pela USP (2006). É coordenador do curso de Engenharia de Produção Mecânica e professor associado do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Ceará (UFC), Professor do Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC-UFC) e coordenador do Laboratório Observatório Tecnológico (OT). Trabalha em projetos nas áreas de Logística, Gestão da Produção usando técnicas de Pesquisa Operacional e Tecnologia da Informação

Sobre a Cimento Apodi

Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia. Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.

A Companhia conta ainda com duas centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e nove Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite a empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.

 

Fonte: Assessoria de imprensa da Cimento Apodi.