São Gonçalo do Amarante celebra 152 anos com avanços proporcionados pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e o setor industrial
26/11/2020

Em poucos anos, cresceu significativamente o Produto Interno Bruto (PIB), arrecadação de tributos, exportações, além da geração de emprego e renda

O município de São Gonçalo do Amarante completa 152 anos. A celebração homenageia os são-gonçalenses e saúda aqueles que chegaram para somar com as conquistas do município. A terra, rica de belezas naturais, fortes ventos e cearenses dedicados a seus sonhos, vivenciou recentes e importantes transformações sociais e econômicas. Essa percepção e sentimento encontram morada em muitos dos que nasceram no município, como é o caso da Nayara Sousa, do Wanderley Conceição e da Morgana Silva. Além de serem conterrâneos, os três compartilham também de uma casa em comum: a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). 

“Sou filha de São Gonçalo do Amarante e meu sentimento é de orgulho. Acredito no poder transformador da cultura e do legado histórico de São Gonçalo do Amarante. Temos uma cidade maravilhosa e eu vejo o quanto ela já se desenvolveu”, compartilha Nayara Sousa, 26 anos, que também é técnica de Manutenção Elétrica da CSP, onde trabalha desde 2015.  

O Wanderley Conceição reside no Distrito do Pecém e trabalha na CSP há 5 anos, atuando na função de técnico de Inspeção de Placas. “São Gonçalo do Amarante é composta por sete distritos e vejo, de perto, o crescimento do distrito do Pecém. Melhorou a economia e aumentou a esperança de dias melhores. Agora, temos jovens da região sendo empregados. Muitos estão tendo sua primeira oportunidade de assinar a carteira de trabalho. Isso já é gratificante pra nós são-gonçalenses”, comenta Wanderley. 

Visibilidade e valorização 

A Morgana Silva, 23 anos, também natural de São Gonçalo, trabalha como trainee na área de Tecnologia da Informação da CSP. “São Gonçalo mudou muito e continua mudando com os avanços trazidos pelas empresas na Zona de Processamento de Exportação (ZPE). No caso da CSP, vejo que trouxe mais visibilidade e valorização pra São Gonçalo. Além da geração de empregos e programas de inclusão, a CSP tem projetos como o Voluntários da Alegria, fazendo muita diferença no município. Eu fico feliz por fazer parte dessa história", comemora Morgana. 

PIB dobrou de 2014 a 2017 

O economista David Guimarães, pesquisador do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), analisou os números dos últimos seis anos relacionados à geração de emprego e renda em SGA e constatou mudanças substanciais. “Entre os aspectos mais estruturais do impacto está o Produto Interno Bruto do município, que dobrou em apenas três anos, de 2014 até 2017. Além disso, houve uma mudança significativa na composição do emprego, que agora é mais industrial. A quantidade de vínculos na Indústria de Transformação mais do que triplicou entre 2014 e 2019 e o número de estabelecimentos do setor aumentou cerca de 55,8%. Isso é significativo, vide que é o que mais arrecada entre todos os setores da economia”, avalia Guimarães. 

Multiplicação de tributos, renda e exportação 

Como resultado disso, ele explica que “a arrecadação per capita do ICMS cresceu em até 8 vezes em cinco anos. O impacto sobre a renda do trabalho também é positivo. A renda média dos trabalhadores formalmente empregados subiu em, aproximadamente, 31%”.  

As exportações do município também são ponto de destaque segundo o economista: “atualmente, correspondem a mais de 55% das exportações de todo o estado. Observaram-se também outras melhores em índices sociais. Por exemplo, no que tange a educação, a taxa de abandono escolar nos três níveis educacionais caiu de maneira relevante e adjacentemente, as notas do IDEB, índice que mede a qualidade da educação, também subiram - quase um ponto em cinco anos". 

No aniversário de SGA, o gerente geral de Relações Institucionais, Comunicação e Relações com Comunidades da CSP, Ricardo Parente, destaca que o compromisso, respeito e zelo da CSP com São Gonçalo do Amarante tem permeado todas as decisões da siderúrgica e impulsionado investimentos sociais. “Tudo tem sido feito com muito aço e com muito coração. Esse é o nosso lema. Temos os nossos valores e muito ainda por fazer pelo estado do Ceará e pela região onde estamos inseridos”. 

Crescimento de emprego 

Fonte: Observatório da Indústria 

 

Mais tributo para intervenções públicas

Dados em R$ (reais) 

Fonte: Observatório da Indústria com dados do Ministério da Economia 

 

Maior exportador do Ceará

¹Preços livres de encargos de frete e gastos associados  / Fonte: Observatório da Indústria

 

Fonte: Assessoria de Imprensa CSP