Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Ariosto Antunes Culau, visita IFCE Pecém e AECIPP
02/07/2019

Na última sexta-feira, 28 de junho, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Ariosto Antunes Culau, fez uma visita ao IFCE Pecém e conversou com membros do instituto e da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP).  O secretário estava em Fortaleza para a inauguração do Polo de Inovação do IFCE e aproveitou para ir até o Pecém para ver de perto o trabalho integrado entre o campus e as empresas da região, bem como a forte parceria com a AECIPP.

Na visita, ele conferiu a estrutura e os laboratórios e ficou impressionado com o trabalho que vem sendo desenvolvido junto com a Associação. Em conversa com os professores do campus, o secretário falou que o IFCE Pecém estava sendo muito bem visto em Brasília e que é considerado hoje uma referência de boas práticas que deve ser utilizado como modelo para a rede federal futuramente.

O encontro foi muito produtivo para o IFCE Pecém, que vem, há quase dois anos, pleiteando junto ao Ministério da Educação a alteração de sua portaria de funcionamento, possibilitando assim a ampliação no seu quadro de professores e técnicos-administrativos, a criação de novos cursos e a oferta de cursos superiores e de pós-graduação. O secretário se mostrou sensível ao pleito e sinalizou que, tão logo a economia apresente melhores resultados, é possível que a alteração seja autorizada. Além disso, ele fez um convite para que IFCE e AECIPP contribuam em alguns trabalhos relativos a ideias que o Governo Federal quer implementar para encaminhamento profissional, programas de aprendizagem e de trainee.

Acompanharam o secretário na visita, o Reitor da unidade de ensino, Virgílio Augusto Sales Araripe, o Diretor do IFCE Campus Avançado Pecém, Marcel Ribeiro, a Coordenadora do Fórum de RH da AECIPP e Gerente de RH da Phoenix Pecém, Ana Loturco, e o Diretor Executivo da Associação, Ricardo Sabadia.