ZPE movimenta 237 mil toneladas de carga

O Estado aposta na consolidação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) este ano. De janeiro para cá, a ZPE recebeu cinco navios, movimentando 237 mil toneladas em carvão e minérios, com 7.800 viagens de caminhões do Porto do Pecém para a área alfandegada.
Essa movimentação deve-se à finalização das obras da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), que começa a operar em abril. Quatro empresas estão instaladas na ZPE, mas a perspectiva é de uma ampliação dos projetos na área.
O presidente da empresa, Mário Lima Júnior, aposta em setores nacionais com vocação exportadora. O granito é um desses segmentos e há uma articulação forte para que companhias dessa área se instalem na ZPE.
Em abril, uma comitiva de investidores de Fujian (província chinesa que tem acordo de parceria com o Ceará) também conhecerá melhor o projeto e existe uma grande expectativa de que se desenvolvam parcerias nos segmentos de petróleo e gás. Antes, no dia seis de março, a comitiva receberá missão da Alemanha, com sete empresários que participarão de rodada de negócios na Federação das Indústrias.