Comitê de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe troca experiências com AECIPP
22/04/2021

Na busca das melhores práticas de gestão, o Comitê de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe realizou, dia 14/4, reunião online de benchmarking e troca de experiências com a Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP). Criado em 2017 com objetivo de formular projetos voltados ao desenvolvimento sustentável da Região do Jaguaribe, o Comitê realizará seu segundo planejamento estratégico em maio.

A reunião contou com a participação, pelo Comitê, do professor e coordenador da Universidade Federal do Ceará – campus Russas, Dmontier Aragão; do professor Sildemberny Souza, diretor do IFCE Tabuleiro do Norte; Adriano Lima (SCATEC Solar) e Cybelle Borges, especialista em Sustentabilidade da Cimento Apodi. A AECIPP foi representada por seu diretor executivo, Ricardo Sabadia, e pela analista de projetos Sandrine Mont’alverne.

Na ocasião, o diretor Ricardo Sabadia, fez apresentação da AECIPP, cuja metodologia conta com dez fóruns temáticos, coordenados por representantes das empresas integrantes da associação.

“Alguns aspectos dos métodos da AECIPP podem ser adequados à realização do planejamento estratégico do Comitê do Vale do Jaguaribe– apesar desse reunir tanto empresas quanto entidades, envolvendo setores governamentais e não governamentais. A previsão é que o planejamento reúna em maio, de forma remota, cerca de 40 entidades entre prefeituras, instituições acadêmicas, empresas privadas e ONGs da região”, explica Cybelle Borges, especialista em Sustentabilidade da Cimento Apodi, empresa também integrante da AECIPP.

Sobre o Comitê
O Comitê de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe mobiliza desde 2017 diversos agentes regionais locais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e melhoria de qualidade de vida da Região do Vale do Jaguaribe.

O comitê é liderado pela Universidade Federal do Ceará – Campus de Russas, com apoio da Cimento Apodi, reunindo ainda instituições governamentais e não-governamentais, entre elas prefeituras, câmaras municipais, instituições de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia e indústrias da Região do Vale do Jaguaribe. A UFC Russas, enquanto líder do Comitê,

tem o papel de gerir, governar e acompanhar as deliberações e projetos consignados nas reuniões trimestrais.

Sobre a Cimento Apodi
Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco com o Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia. Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.

A Companhia conta ainda com duas centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e nove Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite a empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Cimento Apodi