Ricardo Parente encerra gestão na AECIPP após dois mandatos à frente da presidência do Conselho de Administração da entidade
28/04/2021

Na presidência do Conselho de Administração da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP) desde 2017, após dois mandatos, Ricardo Parente encerra sua gestão no próximo dia 30 de abril. O executivo, que atua também como gerente geral de Relações Institucionais, Comunicação e Relações com Comunidade da CSP, foi um dos grandes responsáveis, ao lado da equipe que compõe a entidade, pelo desenvolvimento e fortalecimento da Associação junto às empresas associadas e comunidades locais, tendo executado também um importante trabalho de aproximação da AECIPP com o Governo do Ceará, prefeituras dos municípios do entorno do Complexo e gestores públicos de órgãos e secretarias do Estado.

Ao longo de duas gestões à frente da AECIPP, Ricardo Parente idealizou, articulou e liderou diversas iniciativas com foco no desenvolvimento do Complexo, das empresas associadas e da região. Nos últimos anos, a Associação tem sido um grande agente de transformação para as comunidades locais, em especial para os moradores dos municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia, tendo realizado ações e projetos com foco na capacitação dos profissionais da região e na geração de emprego e renda. Além disso, todo o trabalho que vem sendo realizado tem sido de fundamental importância para tornar o Complexo do Pecém uma referência positiva, nacional e internacional, colaborando com o desenvolvimento do setor industrial do Ceará.

“O modelo de governança que adotamos na AECIPP se baseia em três pilares principais: pessoas, processos e produtos, os 3Ps. Por essa razão, nos últimos anos, direcionamos nossas ações para a formação, capacitação e qualificação da mão de obra local. Para isso, entendemos que é fundamental trazer para a mesma mesa poder público, instituições privadas, academia e sociedade civil para, em conjunto, elaborar projetos para atender as carências do CIPP”, reforça Ricardo Parente.

Entre as iniciativas promovidas pela Associação voltadas para essa finalidade está o Projeto Aproximar, executado em parceria com representantes dos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, do IFCE Campus Pecém, do SINE/IDT Pecém e dos membros de sindicatos e empresas associadas, que integram o Conselho Consultivo do projeto. Lançado em maio de 2019, o projeto nasceu com o objetivo de facilitar o acesso dos profissionais da região do Pecém às oportunidades de trabalho junto às empresas do Complexo. Por meio do Aproximar foram realizadas várias oficinas e palestras sobre mercado de trabalho, perfil solicitado pelas empresas, entrevista de emprego, postura profissional, marketing pessoal e dicas para a elaboração do currículo. Além disso, foi disponibilizada uma sala de acolhimento das pessoas para auxiliar na preparação de currículos e no cadastro no site da Associação.

Outra conquista importante da gestão de Ricardo Parente foi na área de segurança do Complexo. A Associação firmou importantes parcerias com a Polícia Militar e com o Corpo de Bombeiros, que geraram o Curso de Policiamento em Áreas Portuária e Industrial (CPAPI) e o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do CIPP. “Por meio do PAM, conseguimos aproximar as empresas associadas e integrar as ações das companhias na área de segurança para salvaguardar, por meio do associativismo, a proteção da vida humana e a preservação do patrimônio e do meio ambiente, uma vez que se torna mais fácil a execução de ações rápidas, eficientes e coordenadas para mitigar os eventuais problemas”, esclarece Ricardo Parente.

A Associação atua ainda na promoção e no apoio a diversas ações voltadas para arte e cultura, esportes, palestras e treinamentos voltados para a prevenção nas áreas de segurança, de combate a acidentes de trabalho, além de campanhas de vacinação para os colaboradores das empresas associadas. Uma dessas iniciativas é o Campeonato de Futebol da AECIPP, evento promovido pela Associação em parceria com o Sesi Parangaba, em Fortaleza. O torneio conta com a participação de equipes formadas por empregados das empresas associadas que se reúnem nos fins de semana em um momento de descontração e lazer, tanto para os colaboradores quanto para suas famílias. “Sabemos que o esporte é uma ferramenta que possibilita a aproximação das pessoas, por isso idealizamos esse campeonato com o intuito de possibilitar a integração entre colaboradores das empresas associadas. Foram realizadas duas edições do evento, em 2018 e 2019. No ano passado não foi possível em razão da pandemia da Covid-19”, afirma Parente.