Voluntários da Cimento Apodi iniciam projetos em comunidades de Fortaleza, Quixeré e Pecém
15/12/2022

Quase 1.200 pessoas estão sendo beneficiadas com oficinas de costura, empreendedorismo, planejamento familiar, reforço escolar e outras ações.

“Somos peças importantes na vida das pessoas e, por onde passamos, aprendemos e ensinamos um pouco mais”. A fala é da colaboradora Tatiana Sales, assistente administrativo da Cimento Apodi e uma dos 61 participantes do Programa de Voluntariado Empresarial da Cimento Apodi, com ações nos municípios de Fortaleza, Pecém (Região Metropolitana) e Quixeré (a 230km da capital cearense), onde a empresa tem matriz e fábricas, respectivamente.

A nova fase do programa iniciou em agosto, com capacitação dos voluntários, e atualmente conta com 30 projetos em fase de planejamento ou execução, beneficiando cerca de 1118 pessoas das comunidades do Bom Sucesso (Quixeré/CE), Bolso (Pecém/CE) e da Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente (EDISCA) e o Instituto de Ação e Proteção Social (IAPS) em Fortaleza/CE.

Entre os projetos atualmente em curso no Pecém, estão o de reforço escolar, oficinas de costura, planejamento familiar, pintura em tela, oficinas com cimento e concreto e quintal produtivo, prevenção de acidentes domiciliares e produção de telas contra mosquitos.

Já nos municípios de Quixeré e Fortaleza, estão sendo realizados os projetos de planejamento familiar, educação sobre saúde emocional com foco em bullying e oficinas de empreendedorismo-Projeto Mulheres Empreendedoras APODI Transformar.

“O projeto de voluntariado na empresa existe desde 2019, mas a execução deste ano contou com algumas novidades. Realizamos a sensibilização e mapeamento das competências dos voluntários, que queriam participar dos projetos, bem como a disponibilização de até duas horas semanais da sua semana de trabalho para dedicação às ações nas comunidades, nas áreas de Educação e Empreendedorismo/Empregabilidade”, explica Cybelle Borges, especialista em Sustentabilidade da Cimento Apodi

A experiência do voluntariado

Na área da Educação, os voluntários estão desenvolvendo projetos de mentoria, com acompanhamento educacional, orientação profissional/vocacional e educação ambiental de jovens das comunidades e das ONGs atendidas. Técnico em Meio Ambiente na fábrica da Cimento Apodi no Pecém, o engenheiro ambiental Raul Lima está tendo sua primeira experiência no voluntariado por meio do projeto de Reforço Escolar na disciplina de Matemática.

“Eu sempre tive vontade de ser professor, mas não tive oportunidade. Então, está sendo a chance de também está fazendo o que eu gosto, que é ensinar pessoas. É muito gratificante não ajudar só na questão de disciplina em si, como é o caso da Matemática, mas ajudar como experiência de vida, com o apoio - e ver, no olhar dessas crianças, a gratidão por você está ali se importando com elas”, diz Raul Lima.

Na mesma localidade, a assistente administrativo Tatiana Sales está acompanhando de perto as Oficinas de Costura, com fabricação de bolsas, tapetes e aventais, tendo como matéria prima a reutilização de fardamento. “A transformação tem sido grande na vida de cada costureira, pois o sorriso no rosto é nítido. Nós acabamos por ser peças importante na vida dessas pessoas e gratidão é minha fala para nossos projetos”, avalia.

Já para os projetos de capacitação voltados para o empreendedorismo e empregabilidade, os voluntários estão identificando novos negócios, orientando para criação de planos de negócio/marketing, assessoria aos empreendedores, oferecimento de cursos profissionalizantes e promoção de feira de produtos das comunidades.  

Os colaboradores Felipe Souza (analisa financeiro sênior) e Jonas Thiere (supervisor técnico comercial)  trabalham na Matriz da Cimento Apodi em Fortaleza e são atualmente voluntários nas oficinas de empreendedorismo para mulheres no Instituto de Ação e Proteção Social (IAPS).

Jonas já participou de dois voluntariados anteriores da Cimento Apodi e considera bom apoiar causas. “O IAPS foi um grande divisor de águas na minha vida, onde pude de uma forma muito prazerosa impactar e ser impactado com o público que participa. São várias histórias inspiradoras de superação e volta por cima”, revela.

Felipe Souza também tem apoiado o projeto, levando conhecimento sobre finanças pessoais e empresariais para o grupo feminino. “Junto com outros colegas, estamos criando uma nova geração de mulheres empreendedoras, fortes e empoderadas no IAPS. Agradeço a oportunidade de ser voluntário e parabenizo a Cimento Apodi que nunca deixou de colocar a mão na massa para construir e transformar este novo futuro, com mais oportunidades e equidade social”, avalia Felipe.

 

Sobre o Programa
O Programa de Voluntariado Empresarial da Cimento Apodi foi estruturado em 2019 e permite que os colaboradores tenham oportunidades em doar seu tempo, trabalho e talento para causas sociais.

O programa tem por objetivo difundir o conceito de voluntariado e estimular a adesão e a participação livre, espontânea e consciente dos colaboradores em iniciativas comunitárias indicadas pela Apodi, visando engajar as pessoas na transformação social e contribuir com a melhoria da qualidade de vida e com o desenvolvimento sustentável das localidades e comunidades.

Sobre a Cimento Apodi
Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia. Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.

A Companhia conta ainda com duas centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e nove Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite a empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cimento Apodi