
O Fórum de Logística da Aecipp realizou, na quinta (27), o Ciclo de Palestras. O evento teve apresentações de Menaris de Souza Ribeiro Neto, Gerente Regional na Transagil, com o tema "ESG na Gestão da Logística", e de Roni Perez de Mello, chefe da Unidade Regional de Fortaleza da Agência Naconal de Transportes Aquaviários (Antaq), que abordou a "Regulação da Antaq - Eficiência Portuária e Impactos na Logística". As palestras aconteceram no formato online com participação de mais de 30 pessoas.
O líder do Fórum, Carlos Alberto Alves, ressaltou o papel da associação para criar condições e acomodar bem os projetos que vêm chegando para desenvolver o Estado. Ele destacou ainda a intenção de proporcionar um ambiente com empresas aptas a fortalecer localmente os serviços demandados pelo Complexo.
Em sua palestra, Menaris de Souza Ribeiro Neto ressaltou que o ESG ou ASG (Ambiental, Social e Governança) é um tema de importância para toda a humanidade. Ele ressaltou que a sigla representa uma visão mais global dos conceitos de sustentbilidade. Aplicando à logística, Menaris de Souza ressaltou a importância gereniamento efetivo dentro da cadeia da valor, privilegiando fornecedores que realizem suas atividades pautadas em conceitos de ESG. Eficiência, custos e rentabilidade precisam vir junto de benefícios sociais e ambientais, bem como ética e credibilidade nos negócios. A Transagil tem cases, por exemplo, com empresas como Klabin e Cimento Nacional por meio de política de renovação de frotas chegando a utilizar caminhões elétricos.
Roni Perez de Mello ressaltou o papel da Antaq na regulação de serviços, destacando o equilíbrio de interesses entre governo, empresas e sociedade. A Antaq atua junto a portos, terminais de uso privado, ETC, IP4, IPTUR, nevegação de cabotagem, navegação fluvial, dentre outros. Ele destacou os padrões de serviço criados pela autarquia para gerar eficiência e regularidade às operações. Em 2022, o Complexo do Pecém conquistou o primeiro lugar no Prêmio Via Viva 2022, concedido anualmente pelo Ministério da Infraestrutura aos concessionários (ferrovias, rodovias, aeroportos e portos) mais bem avaliados no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) da ANTAQ.