II Seminário de Segurança Patrimonial reforça integração entre empresas e forças públicas no Complexo do Pecém
17/10/2025

 

A Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP) realizou, nesta quinta-feira (17/10), o II Seminário de Segurança Patrimonial, no auditório do Bloco de Utilidades e Serviços (BUS), no Pecém. O evento reuniu autoridades, representantes das forças de segurança, profissionais do setor industrial e especialistas, além de representantes da área de segurança patrimonial das empresas associadas à AECIPP, somando mais de 100 participantes.

A abertura foi conduzida pelo presidente da AECIPP, Eduardo Amaral, que destacou a importância do diálogo e da cooperação entre o setor produtivo e os órgãos de segurança pública.

“Este encontro já se consolidou como um espaço de diálogo, aprendizado e integração entre empresas, autoridades e profissionais que têm um propósito comum: fortalecer a segurança no Complexo Industrial e Portuário do Pecém”, afirmou Amaral.

O presidente ressaltou ainda o papel da Associação como elo entre o setor produtivo, o poder público e a comunidade.

“A AECIPP é uma instituição com mais de 90 empresas associadas, que atuam de forma integrada para fortalecer o desenvolvimento sustentável e competitivo do Complexo do Pecém. Ao longo de seus 10 anos de história, temos promovido iniciativas que impulsionam a segurança, a inovação e o crescimento responsável da região.”

O evento é uma realização do Fórum de Segurança Patrimonial da AECIPP, coordenado por João Tenda, gerente de Segurança Patrimonial da ArcelorMittal Pecém, e tem se consolidado como um importante espaço de integração e construção de soluções conjuntas para o território industrial.

Durante a programação, foram abordados temas relevantes e atuais para o setor. O inspetor Harley Filho (COPOL/SSPDS) apresentou estratégias de combate à criminalidade e ações integradas entre as forças de segurança e o setor produtivo. Já o especialista Bruno Duarte, da Teltex Tecnologia, tratou sobre atividade de segurança com uso de IA. 

O evento contou ainda com a palestra sobre segurança psicológica, ministrada pelo Ten. Cel. Edir Paixão (CBMCE), e com a exposição do Ten. Cel. Marcos Gomes (CBMCE) sobre os novos desafios na prevenção de incêndios em veículos elétricos. Na sequência, Alexandre Pinheiro, do CTEM+, apresentou uma abordagem complementar sobre riscos de desafios associados ao uso da IA. 

Eduardo Amaral também destacou iniciativas que fortalecem a atuação integrada no território, como o Plano de Auxílio Mútuo (PAM Pecém), que reúne empresas e órgãos públicos em ações coordenadas de resposta a emergências e encerrou reforçando o compromisso da AECIPP em seguir apoiando suas associadas no aprimoramento contínuo das práticas de segurança e na consolidação de um ambiente industrial cada vez mais tecnológico, seguro e sustentável.