Aecipp recebe diretor da EDP para apresentar demandas da empresa durante a 6ª reunião do projeto Sinergia
05/12/2022

Durante o evento, o advogado, Larry Carvalho, falou sobre comércio exterior e frete marítimo

Para concluir o ciclo de 2022 do Projeto Sinergia, a Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), recebeu, na útlima terça-feira (29), executivos das empresas associadas para a 6ª reunião da iniciativa que visa fomentar a sustentabilidade do Complexo do Pecém. Realizado no IFCE Pecém, o encontro contou com a presença de mais de 50 participantes entre executivos e representantes das associadas. O encontrou contou com a apresentação da EDP, empresa portuguesa de distribuição de energia elétrica. 

O vice-presidente da Aecipp e gerente geral de Relações Institucionais e Comunicação da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Ricardo Parente, deu as boas vindas aos participantes e destacou o propósito do SInergia, vislumbrando a continuidade no ano de 2023. “Já podemos identificar resultados diantes da integração proporcionada por nossas reuniões e podemos avançar ainda mais, gerando negócios mais eficientes para as empresas e para a sociedade em torno do Complexo”, afirma. 

Pioneira na transição energética, a EDP foi apresentada pelo diretor executivo, James Cambuhy, que falou sobre a geração de energia e a cadeia de suprimentos da empresa. De acordo com o diretor, a EDP tem 62% de investimento em renováveis e 36% em distribuição de energia. Uma das principais temáticas abordadas foi o investimento da empresa em Hidrogênio Verde, que terá a primeira molécula produzida pela companhia no Pecém. “O negócio da EDP é geração de energia, desenvolvimento, transição energética, já está há mais de 50 anos trabalhando nisso. Existe bastante expectativa de investimento para o futuro, a companhia só cresceu desde que chegou aqui há mais de 20 anos e ela quer crescer, objetivo é esse, valorizar cada ativo que tem e fazer a diferença no país”, explica. 

Sobre a reunião do Sinergia, James afirmou que “o principal é a gente conhecer todos os recursos que a região pode oferecer e pode aproveitar esses recursos locais aqui de forma que a gente facilite até mesmo a contratação de serviços, aquisição de materiais, enfim, apoiar as pequenas empresas da região e desenvolver pessoas”. 

Além da apresentação da empresa, a reunião do Sinergia contou com a participação do advogado Larry Carvalho, mestre em Direito Marítimo, que falou para os participantes sobre as perspectivas para o comércio exterior e frete marítimo para 2023. O especialista contextualizou sobre o cenário global, as chances de ocorrer mudanças em decorrência de mudanças de políticas públicas e as tratativas que estão se desenhando internacionalmente como aumento da frota de conteiners que pode impactar o comércio no Brasil. 

Para mais informações sobre a iniciativa, basta entrar em contato pelo e-mail relacionamento@aecipp.com.br ou ligar (85) 99140.2005.

 

Sobre a AECIPP

A AECIPP é uma entidade empresarial, sem fins lucrativos, com atuação específica no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), com o objetivo de fortalecer e desenvolver a atividade empresarial nessa região, por meio do atendimento permanente dos legítimos interesses das suas empresas associadas. Fundada em 30 de setembro de 2015, a Associação é o resultado da iniciativa de criação decidida em Assembleia Geral de Fundadores, realizada no dia 13 de novembro de 2014. Atualmente, a entidade conta com 47 empresas associadas que fazem parte do Complexo do Pecém.