O piloto Gabriel Casagrande, atleta patrocinado pela ArcelorMittal e atual bicampeão da Stock Car Pro Series, esteve no Ceará em visita à unidade Pecém da produtora de aço. Ele foi recebido por uma turma de 32 adolescentes estudantes de robótica do SESI Ceará, segunda-feira (21/10), e dedicou a manhã a uma roda de conversa com os alunos sobre liderança, trabalho em equipe e inovação para o desenvolvimento de soluções mais seguras e sustentáveis no esporte. O carro de volta rápida do piloto Gabriel Casagrande foi a outra grande atração do dia para os apaixonados por automobilismo e tecnologia. O modelo ficou em exposição na empresa e os visitantes puderam acompanhar o ronco do motor e ver de perto os detalhes do veículo.
O espaço de diálogo fortaleceu nos estudantes a percepção sobre a importância da segurança, da sustentabilidade, da qualidade e da liderança para a conquista de vitórias, tanto no esporte quanto na produção de aço. "Esses são os quatro grandes valores da ArcelorMittal, que são inegociáveis. E esse é um dos motivos de patrocinarmos a Stock Car e o Gabriel Casagrande. Todo esporte se conecta com o nosso propósito e com os nossos valores. Nós produzimos aços inteligentes para as pessoas e o planeta", explicou a gerente geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal unidade Pecém, Patricia Colaferro, nas boas-vindas aos alunos.
Na oportunidade, o piloto falou sobre a evolução em segurança nas pistas de Stock Car, com o aumento da tecnologia nos carros. "Uma coisa que a gente se preocupa muito quando estamos dentro do carro é com a nossa segurança. Nós precisamos, é claro, buscar o limite do carro, mas sempre pensando que é uma vida que está ali dentro. A ArcelorMittal ser parceira da Stock Car me passa ainda mais tranquilidade porque eu sei que nos novos carros do ano que vem, vamos ter um aço que é mais resistente, mais leve, que vai possibilitar que a gente possa andar cada vez mais rápido e com cada vez mais segurança nas pistas", explicou o bicampeão.
A ArcelorMittal é patrocinadora da Stock Car Pro Series desde 2022 e desenvolveu uma solução em aço carbono neutro para ser aplicada de forma inovadora por todas as equipes nos carros da nova geração que vão ganhar as pistas em 2025. Um novo modelo de chassi tubular, com aço de alta resistência produzido pela empresa, forma a safety cage (gaiola de segurança) dos novos carros. Mais de um ano de estudos e pesquisas foi realizado por uma equipe especializada, focada em trazer um aço com altíssima resistência e qualidade e que alia segurança e sustentabilidade. O projeto desenvolvido tem o certificado XCarb™, o programa global da empresa que promove uma produção com emissões de CO₂ reduzidas.
Parceria ArcelorMittal e Sesi
No encontro com o piloto Gabriel Casagrande, estavam reunidos estudantes de robótica do Sesi Parangaba, Barra do Ceará e Centro, além de alunos de projeto realizado no Instituto dos Cegos. A ArcelorMittal patrocina a equipe de robótica All Might, do SESI Ceará. O time concorre no grau mais elevado do FIRST Robotics Competition, em nível industrial.
Segundo o professor João Victor Chaves, coordenador de Robótica do SESI, o encontro foi repleto de curiosidades para os alunos. "Nós temos um torneio onde os garotos fazem um carro de Fórmula 1 em miniatura. E, hoje, eles puderam tirar dúvidas de como é a Stock Car e como podem se preparar, tanto psicologicamente como fisicamente. E o patrocínio da ArcelorMittal veio com uma importância muito grande, já que nós vamos concorrer com equipes de peso e poderemos construir um robô de qualidade para chegarmos fortes no torneio", comemorou.
A estudante de 16 anos Maria Eduarda Ferreira é aluna do SESI Centro, em Fortaleza, e estuda Desenvolvimento de Sistema. "Foi muito importante esse momento. Ele falou como lidar com os problemas e sobre trabalhar junto, em equipe. As equipes de robótica prezam muito por esses valores, de inclusão e desenvolvimento", contou.
Na visita à usina, Gabriel Casagrande também fez um tour guiado, para conhecer de perto o processo de produção de aço da unidade Pecém da ArcelorMittal, e dedicou-se a momentos a interação e diálogo com os empregados da empresa, que estão na torcida pelo brasileiro nesta final de temporada para a conquista do tricampeonato.