Equinor, Ørsted e Boskalis aderem a consórcio de eólica offshore para hidrogênio verde
06/05/2021

Equinor, Ørsted, Boskalis e outras sete empresas se juntaram ao projeto de hidrogênio verde do AquaVentus. O consórcio está desenvolvendo um projeto para produção de hidrogênio alimentado por 10 GW de energia eólica offshore instalada no Mar do Norte, e agora conta com 50 empresas e organizações.

Segundo o portal Offshore Wind, de janeiro até meados de março, oito empresas se juntaram ao consórcio, incluindo a desenvolvedora eólica offshore EnBW e a Linde — empresa de produção, transporte, armazenamento e distribuição de hidrogênio.

A Hynamics, subsidiária da EDF voltada para o hidrogênio, Brunsbüttel Ports, e o provedor de serviços marítimos EMS também fazem parte do consórcio AquaVentus desde o início deste ano.

Os projetos vão desde a produção de hidrogênio no Mar do Norte até o transporte para clientes no continente.

Incluem o desenvolvimento de parques eólicos offshore com geração integrada de hidrogênio, um parque offshore de hidrogênio em grande escala, um gasoduto central de abastecimento, infraestruturas portuárias, plataforma de pesquisa e aplicações marítimas.

O consórcio planeja instalar, até 2025, duas turbinas eólicas de 14 MW, cada uma com uma planta de eletrolisador em sua plataforma de fundação.

Em abril, Shell, RWE, GASCADE e Gasunie assinaram uma declaração de intenções para intensificar sua colaboração no gasoduto, com um estudo de viabilidade planejado como a próxima etapa do projeto.

Exportação de hidrogênio atrai plano de investimento de US$ 5 bi para o Ceará

No início de março, a Enegix Energy anunciou plano de investimento de US$ 5,4 bilhões no projeto Base One para produzir mais de 600 mil toneladas de hidrogênio verde no Porto do Pecém, no Ceará.

A ideia, segundo a empresa, é transformar o estado em um importante exportador do combustível.

A empresa contratou 4,5 GW de energia eólica e 3,5 GW de solar fotovoltaica para o projeto e espera que o período de construção leve de três a quatro anos para ser concluído, mas a operação pode começar um pouco antes.

 

Fonte: E&P