Projeto Aproximar aponta crescimento do emprego no Complexo do Pecém
29/08/2025

O Sine/IDT apresentou, na manhã desta terça-feira (26/08), um panorama do mercado de trabalho em Caucaia, São Gonçalo do Amarante e Paracuru, no primeiro semestre de 2025. Os dados foram compartilhados pela gerente do Sine/IDT, Ana Paula Viana, no âmbito do Projeto Aproximar, iniciativa da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP) que promove o diálogo entre gestores municipais, empresas do Complexo, sindicatos e o próprio Sine/IDT. O relatório trouxe informações sobre admissões e apontou os setores com maior destaque de janeiro a junho deste ano.

Entre janeiro e junho de 2025, o CAGED registrou saldo positivo de 450 novos postos de trabalho em Caucaia e 270 em São Gonçalo do Amarante. Já em Paracuru, o desempenho foi praticamente estável, com redução de 10 vagas no período. Somados, os três municípios apresentam estoque de mais de 55 mil empregos formais, em especial, nos setores de serviços e indústria.

Os números do SINE reforçam esse movimento. No comparativo entre janeiro e julho de 2024 e 2025, a região apresentou crescimento de 117% no número de vagas ofertadas, 182% nos encaminhamentos e 115% no total de trabalhadores colocados no mercado. A taxa de aproveitamento das oportunidades chegou a 77%, com 2.220 pessoas contratadas a partir de 2.878 vagas captadas.

Parceiro institucional do IDT no Pecém, a AECIPP reforça a importância desses resultados para o desenvolvimento socioeconômico local. “Os indicadores mostram que os esforços conjuntos entre empresas, governo e instituições estão fortalecendo a empregabilidade e ampliando oportunidades para a comunidade do entorno do Complexo do Pecém. Esta iniciativa busca também resolver problemas sociais das comunidades no entorno”, destacou a Diretora Executiva da AECIPP, Ludmilla Campos.