
O Sine/IDT apresentou, na Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), dados sobre o mercado de trabalho nos municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante e Paracuru. A divulgação ocorreu por meio do Projeto Aproximar, iniciativa da AECIPP que reúne o poder público dos municípios do Complexo do Pecém, representantes das empresas, Sine/IDT e sindicatos. O levantamento destacou o número de admissões e os setores que mais se destacaram ao longo de 2024.
Em Caucaia, o estoque de empregos formais em 2024 foi de 39.382 postos, com o setor de comércio liderou em contratações, com um saldo positivo de 788 vagas.
Já em São Gonçalo do Amarante, foram contabilizados 13.069 empregos formais no ano, com 6.427 admissões, a construção civil se destacou na geração de empregos.
No município de Paracuru, o mercado formal encerrou 2024 com 2.659 postos de trabalho, resultado de 1.092 admissões. O setor de serviços foi o que mais contratou.
“Os dados de janeiro de 2025 ainda estão sendo analisados, mas já demonstram uma movimentação significativa no mercado de trabalho da região, em especial em Paracuru e São Gonçalo do Amarante”, afirma o coordenador Estadual de Intermediação de Profissionais do IDT/SINE no Ceará, Grijalba Marques.