Projeto Sinergia recebe apresentações do Complexo do Pecém e Semace
26/07/2023

A Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp) realizou a 12ª edição do projeto Sinergia. O evento teve palestras do presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo, e de Carlos Alberto Mendes, o superintendente da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Na ocasião, o Complexo do Pecém e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), representado pelo diretor geral Alfredo José Pessoa de Oliveira, assinaram um termo de cooperação para realização de um estudo para medir o impacto do CIPP na economia do Estado e do Hub de hidrogênio verde. 

O presidente da Aecipp, Eduardo Amaral, agradeceu o prestígio aportado pelos associados visando o desenvolvimento sustentável do Complexo do Pecém e do Estado. "Queremos cuidar do ambiente de negócios de maneira conjunta e estamos dispostos a colaborar para potencializar os investimentos já previstos e aqueles que virão". 

Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo do Pecém, enalteceu o diálogo estabelecido entre os diversos entes que compõem o CIPP. Em sua apresentação, ele destacou o Hub de hidrogênio verde e as transformações na região no Estado. Figueirêdo ressaltou a visão integrada do território que compõe o CIPP, a fim de facilitar a logística e realização de investimentos. Nesse sentido, o Complexo do Pecém já está planejando e preparando suas áreas portuárias e industriais para receber o hub de hidrogênio verde.  Parte do hidrogênio verde produzido no Estado será exportada, com apoio do Porto de Roterdã, e outra deverá ter utilização no mercado local, auxiliando na transição energética. 

O superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes Junior, abordou o papel do licenciamento ambiental a fim de possibilitar o desenvolvimento do Complexo do Pecém. Ele ressaltou a refomulação do modelo de licenciamento, que resultou em planejamento e mapeamento dos processos, digitalização, modernização da legislação e descentralização de competências. As mudanças resultaram em impactos positivos no ambiente de negócios, possibilitando ganho de tempo no processo.