Automação na logística

A logística está cada vez mais presente, principalmente com a importância que o setor teve durante a pandemia com a continuidade da distribuição mercadorias indispensáveis como medicamentos, insumos hospitalares e alimentos. Além disso, a expansão do e-commerce e da construção e entrega de novos condomínios logísticos. As empresas de logística seguem o curso de investimentos fortes na tecnologia e na automação dos processos gerando maior agilidade e eficiência no transporte de cargas.

A automação é um elemento estratégico para qualquer empresa e pode ocorrer de diversas formas. A primeira consiste na adoção de tecnologias, equipamentos e sistemas de gestão que tenham como objetivo automatizar as operações, para que sejam executadas de forma mais rápida e com maior assertividade.

Na Termaco Logística, são exemplos de automação o coletor com tecnologia embarcada para rastreabilidade da carga em todas as etapas do processo, também investiram em equipamento de aferição de peso e cubagem das cargas para dar maior transparência e melhor aproveitamento de veículos. As rastreabilidades dos produtos e cargas pode atuar a fim de fornecer informações e segurança, a partir deste controle, é possível ter um gerenciamento dos materiais com detalhes que também auxilia na redução de níveis de estoque no processo produtivo e de vendas, já que o fluxo dos materiais são ágeis e colaborativos.

Tem novidades nos sistemas de comunicações com os clientes, a Termaco está preparando a adoção de inteligência artificial para dar agilidade nas informações prestadas, trabalhando com uma plataforma omni channel que dará maior liberdade de acesso a dados aos clientes que queiram rastrear suas cargas ou mesmo fazer contato com financeiro, fiscal e comercial da empresa.

Os desafios na área logística estão sempre crescendo para aumentar a velocidade e a eficiência operacional com o intuito de cumprir os prazos cada vez mais curtos. Todas as ações desenvolvidas através da tecnologia são para identificar possíveis gargalos e reduzi-los. Tudo isso para elevar a confiança dos clientes e reduzir o prazo de entrega da mercadoria.

 

 

Autor: 
André Arruda, Diretor Geral de Operações da Termaco