Aecipp participa de audiência pública sobre planta de hidrogênio verde da Fortescue
02/08/2023

A Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp) esteve presente na audiência pública que apresentou o estudo de impacto ambiental da planta de produção de hidrogênio verde da Fortescue, nesta quarta (02). O evento foi realizado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) no IFCE Campus Pecém. 

O Country Manager da Fortescue no Brasil, Luis Viga, ressaltou o pioneirismo do empreendimento no Estado e a contribuição que a planta pode dar na descarbonização, substituindo combustíveis fósseis por energia limpa. A Geo Soluções Ambientais apresentou o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental da planta. O trabalho envolveu mais de 30 profissionais. O estudo atestou a viabilidade técnica do empreendimento desde que os programas e medidas ambientais sejam devidamente executados.

A Fortescue é uma das associadas da Aecipp. Em julho, o empreendimento foi apreentado em umevento para associados. A planta estará na Zona de Processamento de Exportações 2 (ZPE 2) e será construída em três fases. A primeira e segunda terão capacidade de geração de 1200 Mw, já a terceira fase conseguirá gerar 900 Mw. A expectativa é que sejam gerados 5000 empregos no pico da construção da planta, com prioridade para a mão de obra local. A intenção da Fortescue também é contratar fornecedores locais.