Aecipp participa do lançamento do Programa Empresa Mais Simples em São Gonçalo do Amarante
19/07/2023

A Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp) participou, na terça-feira (18/07), do lançamento do Programa Empresa Mais Simples, no município de São Gonçalo do Amarante. A cidade tornou-se a primeira da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e a 2ª do Ceará a aderir à plataforma da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). A ferramenta auxilia os empreendedores a formalizar seus negócios de forma mais ágil, simplificada, gratuita e em até 5 minutos. O sistema contempla 241 atividades econômicas de baixo risco. O presidente da Aecipp, Eduardo Amaral, foi representado na solenidade pelo diretor executivo, George Braga.

Ele destacou a importância do programa para aumentar a competitividade do município. "A economia da região do Complexo do Pecém cresce de maneira dinâmica. Dessa forma, acelerar a abertura de novos negócios impulsiona ainda mais esse ambiente a seguir aproveitando os novos investimentos que seguirão chegando". 

O Empresa Mais Simples é um programa de simplificação da formalização de novos negócios do Estado do Ceará, coordenado pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), que possibilita mais simplificação, agilidade, maior acessibilidade e a desoneração da abertura de empresas de baixo risco – aquelas que possuem atividade que não geram grande impacto ambiental, sanitário e urbano. Por meio do programa, agora é possível formalizar um negócio em até 5 minutos no Ceará.

Com a adesão de todos os órgãos de licenciamento e tributários, estaduais e municipais, o processo completo de abertura, formalização e licenciamento de empresas individuais e de sociedades empresárias limitadas de baixo risco passa a ocorrer de forma automática, o que irá reduzir o tempo de constituição de empresas para cinco minutos, com recepção e compartilhamento de dados entre os órgãos partícipes, de forma ágil e segura, por meio do Portal de Serviços da Jucec.