AECIPP promove capacitação em ODS para empresas associadas
03/02/2020

Como parte da programação do I Workshop de Responsabilidade, a AECIPP realizou, na manhã da última quinta-feira (30) uma capacitação sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para as empresas associadas. Realizada no mini auditório do IFCE Pecém, a oficina foi ministrada pela articuladora do Sistema FIEP no Pacto Global e consultora nas temáticas dos ODS do Sesi Paraná, Aline Calefi.

Participaram da capacitação de cerca de 40 representantes das áreas de responsabilidade social de 14 empresas associadas, que puderam apresentar ações e projetos que já realizam, bem como conhecer a ferramenta que foi desenvolvida e é utilizada pelo Pacto Global, a SDG Compass. A ferramenta funciona como um guia para orientar as ações das empresas no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com cinco passos: conhecimento sobre os ODS, prioridades, desenvolvimento de metas, integração e comunicação.

Segundo a orientadora da capacitação, Aline Calefi, a ideia foi apresentar a ferramenta para que os profissionais pudessem utilizar, tanto para fazer a integração dos ODS com a estratégia da empresa quanto para o planejamento das suas áreas. “Colocamos os participantes para praticar, fizemos três exercícios para que eles pudessem pensar quais ODS impactam mais a empresa, de forma positiva e negativa, bem como fizessem um alinhamento das ações que já realizam pensando em cada um dos ODS e em parcerias, atuais e potenciais, que pudessem ser utilizadas. Essas conexões são fundamentais para a execução de qualquer trabalho”, conta.

A capacitação fechou a programação do I Workshop de Responsabilidade Social, organizado pelo Fórum de Responsabilidade Social da AECIPP. “Acredito que atingimos o objetivo do evento, principalmente porque os pontos apresentados e discutidos são de extrema relevância para a sustentabilidade dos negócios e para o crescimento e desenvolvimento da região”, finaliza o presidente do Conselho de Administração da Associação, Ricardo Parente.