AECIPP promove visita da comitiva da Sociedade Consular do Ceará

04/04/19

A Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP) recebeu na última quarta-feira (03) comitiva da Sociedade Consular do Ceará para uma visita à associação e ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Participaram do evento aproximadamente 30 membros da entidade, além de representantes das empresas associadas à AECIPP.

 

A iniciativa do encontro, idealizado e organizado pela AECIPP e exclusivo para associados, foi objetivado pela ambiência favorável à internacionalização do Ceará e pelo cenário de profunda transformação da economia cearense. Com a visita, a associação visa uma aproximação com os países membros da Sociedade Consular do Ceará, bem como incentivar os investimentos estrangeiros na região do CIPP. “O Ceará conta com localização geográfica estratégica, excelente infraestrutura portuária e aeroportuária, além de uma rede de fibra ótica que conecta o Brasil ao mundo. A ambiência da trinca de hubs traz otimismo e novas perspectivas econômicas e sociais para o Estado. Além disso, as indústrias instaladas no CIPP tem um grande potencial de compras de equipamentos, materiais e serviços de aproximadamente 4 bilhões por ano”, reforça Ricardo Parente, Presidente do Conselho da AECIPP.

 

A comitiva foi recepcionada na sede da associação, no Instituto Federal do Ceará – IFCE Campus Pecém, com um café da manhã especial. O evento constou das apresentações institucionais: da AECIPP pelo Ricardo Parente, da CIPP AS pela Diretora Executiva Comercial Duna Uribe, destacando o diferencial do Porto do Pecém e do CIPP e, por fim, o Diretor do IFCE – Campus Pecém, Prof. Marcel Ribeiro, destacando sobre a instituição de ensino na formação, qualificação e capacitação de mão de obra para as empresas do CIPP em acordo com suas demandas, bem como o seu papel no desenvolvimento da região. Após as apresentações, os participantes fizeram visitas guiadas às instalações do IFCE, do Porto do Pecém, da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE Ceará).

 

O encontro teve, ainda, a participação do Presidente da CSP, Claudio Bastos, que destacou a  importância da Companhia para a região. “A CSP é o maior investimento privado realizado no Ceará nos últimos sete anos, em que foram investidos 5,3 bilhões de dólares, trazendo um ganho muito importante para o Estado”, enfatiza. Cláudio Bastos destacou ainda a importância do papel do Estado para se firmar relações e para atrair investimentos internacionais.

 

Para o presidente da Sociedade Consular do Ceará (SCC), José Maria Mccall Zanocch, a visita foi muito positiva. "O CIPP é hoje um símbolo da internacionalização do Ceará e os cônsules, da mesma forma, são agentes privilegiados desse processo, por isso viemos aqui conhecer melhor as instalações, os empreendimentos já instalados e, sobretudo, as oportunidades que se apresentam para que cada país que representamos possa também contribuir para essa internacionalização do Estado", reforça.

 

Participam da Sociedade Consular Cearense Dinamarca, Peru, Uruguai, Suíça, Suécia, Romênia, República Tcheca, Portugal, Noruega, México, Itália, Hungria, França, Holanda, Finlândia, Equador, Colômbia, Chile, Belize, Áustria, Cabo Verde e Alemanha, entre consulados gerais, consulados honorários, vice-consulados e agências consulares.