Aeris Energy planeja entrar no mercado offshore de energia eólica até 2025
25/05/2021

A multinacional brasileira líder em produção de pás eólicas, Aeris Energy planeja entrar no mercado de energia eólica offshore

A multinacional brasileira Aeris Energy anunciou que tem planos para entrar no mercado de energia eólica offshore até o ano de 2025. O anúncio foi feito ontem (20/05) por Bruno Lolli, diretor de Planejamento e de Relações com Investidores da fabricante brasileira de pás para aerogeradores. Os planos da empresa é incrementar o mercado de usinas offshore nos Estados Unidos (no qual tem planejamentos para instalar 30 gigawatts desta fonte até 2030), e também o Brasil, que ainda não possui empreendimentos de energia eólica nesse segmento. 

Planos da Aeris Energy no mercado de energia eólica offshore

De acordo com Bruno Lolli, o mercado de energia eólica offshore no mundo representa menos de 10% do total de instalações dos clientes do segmento. O diretor de Planejamento e de Relações com Investidores disse que quase todas as pás destinadas a esse mercado são produzidas pelos próprios geradores, mas em pouco tempo o segmento passará a exigir um maior volume de entregas, o que deve obrigar as empresas produtoras de turbinas a terceirizar parte da produção.

Bruno ainda diz que com esse crescimento forte do segmento de energia eólica offshore, principalmente no nordeste dos Estados Unidos, a Aerys Energy deve ter entrada neste mercado nos próximos 3 ou 4 anos. Foi citado também que não é intenção da empresa se tornar uma montadora de aerogeradores nem verticalizar na cadeia produtiva, mas pretende desenvolver pás com mais de 100 metros.

Aeris Energy mira mercado de fornecimento de equipamentos para turbinas de usinas offshore dos Estados Unidos

A fabricante brasileira de pás de turbinas eólicas Aeris Energy pretende desenvolver uma linha de produção de turbinas eólicas offshore nos Estados Unidos. A notícia foi anunciada por Bruno Lolli no dia 13 de maio. Atualmente, a Aeris Energy produz apenas pás eólicas para turbinas em usinas terrestres de energia eólica. Em vista da expansão dos negócios, a empresa que hoje produz no estado do Ceará, tem os Estados Unidos como novo parceiro.

O executivo lembrou que, na semana passada, o governo dos Estados Unidos aprovou o primeiro projeto de energia eólica offshore de grande escala em Massachusetts, que terá 62 turbinas gigantes. Bruno ainda diz que “A gente sabe que as vendas para o mercado de energia eólica offshore estão aquecidas, principalmente no mercado americano, na costa do Atlântico, então vamos de fato começar a ter negociações e discussões para começar a produzir para offshore. O mercado offshore nos EUA é um mercado super importante e a gente vai participar desse mercado”.

Atualmente, a Aeris produz pás de até 80 metros de comprimento em sua fábrica em Pecém, enquanto as turbinas de energia eólica offshore recém-lançadas têm de 110 a 115 metros de comprimento. Porém, Lolli disse que a empresa já está se preparando para equipamentos de grande porte, com o objetivo de uma nova geração de turbinas onshore e futuros parques offshore.

 

Fonte: Click Petróleo e Gás