Associação Comunitária de Bom Sucesso, em Quixeré/CE, inaugura nova sede com apoio de empresas e parceiros
08/12/2023

As comunidades do Bom Sucesso e Baixa do Félix, em Quixeré/CE (a 212 km de Fortaleza) ganharam uma nova sede para a Associação Comunitária Padre Abdon Valério de Bom Sucesso e Baixa do Félix – a Casa Sociocultural (CBS). A inauguração do equipamento aconteceu na noite desta quarta-feira (06/12), no KM 30 da CE 356, no distrito de Bom Sucesso do município.

Com um investimento superior a R$ 500 mil e, com o apoio de uma rede de parceiros (mais de 20 empresas envolvidas), a sede é destinada a ser um espaço sociocultural para realização de reuniões da associação e projetos voltados ao empreendedorismo (Mulheres Empreendedoras), qualidade de vida, cultura e lazer (Acordes do Sucesso e Grupo de Capoeira), tendo a empresa Cimento Apodi como idealizadora do projeto de construção civil.

SONHO CONCRETIZADO – A cerimônia de entrega da nova sede teve a participação da população, autoridades e representantes das empresas que contribuíram de diversas formas para construção e equipamentos da nova sede, como a Cimento Apodi, Transágil, Dollar, JE, Alcam, Rota Brasil e Scatec Solar. Com área construída de 3.882,22m², a Casa Sociocultural tem auditório, cozinha industrial, loja, estacionamento, setor administrativo, banheiros, anfiteatro em formato de coliseu e espaço para horta comunitária.

O evento foi aberto com a apresentação do Projeto Acordes do Sucesso, formado por crianças, adolescentes e adultos das comunidades do Bom Sucesso, Baixa do Félix, Ubaia e Serra do Vieira – sob a regência do maestro Valmirlei Andrade.

Em seguida, foram homenageados os parceiros na construção da nova sede e aqueles que colaboraram em projetos e iniciativas de educação e empreendedorismo para as comunidades locais, a exemplo da Prefeitura de Quixeré; SESI/SENAI Ceará; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - campus Tabuleiro do Norte) e da Universidade Federal do Ceará (UFC - campus Russas); Serlares Ceará; Escola Agostinho Francisco Ferreira Lima; Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Russas; JF Carvalho, Truck Center e ONG Unidos para o Progresso, de Limoeiro do Norte.

O descerramento da placa foi realizado pela presidente da Associação dos Moradores do Bom Sucesso e Baixa do Félix, Silvia Pinheiro, e pelo CEO da Cimento Apodi, Sergio Mauricio.

“Hoje é um marco muito importante, no legado que a Cimento Apodi vai poder deixar na comunidade do Bom Sucesso. Em conjunto com outros parceiros, criamos um projeto que viabilizou a construção dessa sede, que vai ajudar enormemente a comunidade, que já passou por tantas dificuldades. Agora, a associação terá uma cozinha e condições adequadas, propícias, para que se possam produzir os seus produtos e fornecer em escala. E esse é o nosso compromisso, ajudar as comunidades nas quais nós estamos instalados - construindo um futuro melhor para as próximas gerações”, disse o CEO Sergio Mauricio.

Para o diretor regional do SENAI Ceará e superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, a entrega da nova sede da Associação de Moradores marca um momento de avanço para a comunidade de Bom Sucesso. “Há a possibilidade concreta do SENAI e SESI, juntamente com outros parceiros, de promover cursos profissionalizantes aqui. Com o ensino profissionalizante, queremos dar continuidade a outro projeto que já executamos nesta região, que é o Construindo o Saber, com nova Educação de Jovens e Adultos (EJA), que está sendo reestruturada”, disse o superintendente.

“Esse espaço é nosso. Não é só a diretoria que faz a associação, e sim de toda a comunidade - então venham usufruir, porque está muito bom, muito bonito. Usem, curtam, traga seus filhos e os incentive para participar dos projetos culturais e de esportes que temos aqui na nossa comunidade”, avalia a presidente da Associação Comunitária Padre Abdon Valério de Bom Sucesso e Baixa do Félix, Silvia Pinheiro.

 

O prefeito de Quixeré, Antônio Joaquim de Oliveira, saúda a inauguração do novo Centro Sociocultural e acredita no valor da mobilização que empresas como a Cimento Apodi traz para as comunidades locais onde possui unidade fabril. “Empreendimentos como esse amplia o convívio social e traz uma vida nova para a população. Como Prefeitura, apoiamos essa criação e trabalhamos juntos com a cimenteira em outras iniciativas, como nas reuniões Empresa-Comunidade, onde são levantadas as questões mais urgentes da população”, diz o prefeito.

 PROJETOS REALIZADOS NO NOVO CENTRO SOCIOCULTURAL
- Mulheres Empreendedoras - Mulheres mais empoderadas e fortes, a partir da produção e venda de doces caseiros. Foi em torno desse ponto que nasceu o projeto “Mulheres Empreendedoras”, com o objetivo de estimular a geração de renda na própria comunidade, entre as mães de famílias. Para se chegar a ele, porém, foi necessário conhecer o público-alvo, num processo iniciado em 2017, quando uma pesquisa revelou que, nas comunidades vizinhas operações da Cimento Apodi em Quixeré, 70% das residências eram chefiadas por mulheres. O projeto contou com a parceria da fornecedora de alimentos terceirizada, Serlares, e envolveu professores e alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) - campus Russas. Em 2020, a nova realidade sanitária acabou substituindo os doces pela produção de máscaras, em benefício das mulheres de Bom Sucesso, Baixa do Félix, Serra do Vieira e Ubaia.

- Acordes do Sucesso - A música como ferramenta de inserção social e alavanca de sonhos. O Projeto “Acordes do Sucesso” contou com a parceria do curso de música do IFCE de Tabuleiro do Norte e nasceu em 2018, propondo o ensino da música como atividade complementar ao ensino formal. Em 2020, foram disponibilizados para as crianças, adolescentes e adultos instrumentos musicais como flautas e violões adquiridos pela empresa e formado o coral. Com o fim da pandemia, os ensaios voltaram a ser presenciais e, agora, poderão ser realizados na nova sede da Associação de Moradores.

- Projeto EducaVida - A capoeira é o centro deste projeto que envolve os moradores do entorno da fábrica de Quixeré. Os professores são jovens das próprias comunidades, que se uniram e, mesmo sem recursos, organizaram turmas de capoeira. O esporte ajuda a manter os jovens longe das drogas, da violência e da falta de perspectivas. Quando a Cimento Apodi conheceu a iniciativa, passou a apoiá-la, por meio de fardamento, entrega de lanches e doação de equipamentos.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Cimento Apodi