Baia Graneleira otimiza operação de graneis sólidos no Porto do Pecém
11/11/2019

No último dia 07 de novembro, foi finalizada uma operação de descarregamento de carvão mineral e carregamento de manganês utilizando um único navio. A complexa operação foi concluída com sucesso, pois otimizou o tempo e os custos dos processos de descarregamento e carregamento dos navios e só foi possível graças a utilização de um novo equipamento, a “Baia Graneleira”, fabricada por iniciativa da Tecer Terminals, em parceria com a Bulkbraz, empresa especializada em fornecimento de equipamentos portuários. Com a Baia Graneleira, um sistema que permite que o produto seja depositado na baia e, por meio de guindastes, transportados e acomodado nos navios, o Porto do Pecém se torna ainda mais atrativo pela disponibilidade na oferta de navios para a exportação de diversas cargas e pelo fluxo contínuo de importação de granéis sólidos.

Segundo o gerente comercial da Tecer Terminais, Carlos Alberto Alves, a ideia surgiu em razão das dificuldades para atendimento de normas ambientais. “Diante desse cenário e após muitos estudos, buscando alternativas e visitando vários portos no mundo, veio a ideia de se fabricar as Baias Graneleiras, uma possível solução que se adequaria e atenderia as severas normas ambientais, com eficiência operacional, proporcionando carregamentos de navios de uma maneira muito rápida”, conta Carlos Alberto.

Após o carregamento do minério, concluído na última quinta-feira (7), o manganês cearense, extraído pela Zeus Mineração Ltda, seguiu para os portos chineses de Qinzhou e Tianjin. A operação teve início no dia 21 de outubro quando o navio Ressurgence, procedente do porto australiano de Hay Point, atracou no píer 1 do Porto do Pecém para descarregar 75 mil toneladas de carvão mineral pelas esteiras transportadoras do terminal portuário cearense até a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Após o descarregamento do carvão, no dia 30 de outubro, foi realizada o “shift”, quando foi realizada a transferência da embarcação do píer 1 para o Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT), onde o navio Ressurgence passou a ter seus porões carregados com 77 mil toneladas de manganês.

Com a inovação desse novo equipamentos para carregamento de graneis, que está se mostrando extremamente eficiente, abre-se a possibilidade de atrair novos exportadores de graneis sólidos para o Porto do Pecém, que tem uma localização geográfica privilegiada e estratégica que encurta as distâncias entre portos americanos, europeus e asiáticos, através do canal do Panamá. “A chegada de novos desafios, como o embarque do manganês, faz com que estejamos sempre em busca de novas soluções adaptáveis, de novas tecnologias, e isso é muito importante quando se trata de logística, porque é um processo que está em constante mudança. No caso das baias, por exemplo, elas podem atender também a produtos como escoria, minério de ferro e outras necessidades, ampliando ainda mais a capacidade de atendimento do porto”, finaliza Carlos Alberto.