Ciclo de Palestras do Fórum de Logística aborda Transição Energética para o Transporte Rodoviário de Cargas e Torre de Controle com Utilização de Big Data
24/08/2023

O Ciclo de Palestras do Fórum de Logística aconteceu nesta quinta (24). O encontro teve duas palestras. A primeira sobre Transição Energética para o Transporte Rodoviário de Cargas, com Gustav Souza Costa, Diretor Técnico e Comercial na Cegás. Após isso, o tema abordado foi Torre de Controle com Utilização de Big Data, com Igor Pontes, Gerente Geral da HMS Brasil Offshore.

Gustav Costa começou contextualizando sobre as medidas relacionadas a políticas climáticas no Brasil e no mundo. Também abordou o histórico brasileiro de emissões de gases do efeito estufa. Como tempo, as medidas de descarbonização se refletiram no transporte de cargas, atualmente representadas por biocombustíveis, como gás natural, biometano e biodiesel. A Cegás vem trabalhando no desenvolvimento de corredores sustentáveis de transporte, com um sistema de abastecimento que permita toda a logística através de biocombustíveis.

Igor Pontes realizou uma análise acerca do setor de transporte, com gargalos a serem superados. A competitividade vem com melhoria na estratégia. A Torre de Controle é apontada como uma das soluções mais eficientes, trazendo benefícios como visibilidade, agilidade, informação acerca dos KPI's e redução de custos, com tecnologia sendo utilizada a favor, e prevenção. A solução tecnológica oferecida pela PESSE LogTech permite o gerenciamento de toda operação da Torre de Controle por meio do smartphone, tendo o Big Data como aliado.

O conteúdo das palestras pode ser solicitado pelos Associados por meio do e-mail: comunicacao@aecipp.com.br