Cimento Apodi celebra Dia Nacional do Voluntariado com reconhecimento aos colaboradores de programa
31/08/2023

Evento também apresentou os resultados positivos da iniciativa no ciclo 2022-2023 e apresentou as metas propostas para a próxima etapa.

Nessa terça-feira (29/8), na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), a Cimento Apodi realizou cerimônia de certificação dos 75 colaboradores participantes do Programa de Voluntariado Empresarial “Vidas Transformando Vidas” e a celebração do Dia Nacional do Voluntariado. A certificação também contou com as presenças do CEO da Cimento Apodi, Sergio Mauricio e diretores da Cimento Apodi.

No ciclo 2022/2023, os voluntários atuaram em 25 projetos nas áreas de educação e empreendedorismo desenvolvidos nos municípios onde a Cimento Apodi possui unidades, beneficiando cerca de 890 pessoas de comunidades do Bom Sucesso (Quixeré/CE), Bolso (Pecém/CE) e da Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente (EDISCA) e o Instituto de Ação e Proteção Social (IAPS) em Fortaleza/CE. Foram dedicados um total de 629 horas de trabalho voluntário.

De acordo com Cybelle Borges, especialista em Sustentabilidade da Cimento Apodi, o projeto de voluntariado na empresa existe desde 2019, mas a execução deste ano contou com algumas novidades. “Realizamos um mapeamento das competências dos colaboradores que queriam participar dos projetos, bem como a disponibilização de até duas horas semanais da sua semana de trabalho para dedicação às ações nas comunidades. Acreditamos que se voluntariar é dizer sim para um novo mundo e é gratificante presenciar, na prática, como os valores da companhia são praticados”, avalia Cybelle Borges, especialista em Sustentabilidade da Cimento Apodi.

Para o ciclo 2023/2024, o Programa de Voluntariado Empresarial “Vidas Transformando Vidas” tem como meta chegar a 100 voluntários e beneficiar 1.000 pessoas no entorno das unidades da Cimento Apodi.

PESQUISA AVALIA PROGRAMA
Os colaboradores voluntários participaram de pesquisa de avaliação do programa no início de agosto, com participação de 52 voluntários. Entre as respostas, 100% avaliaram que o trabalho voluntário ajuda a desenvolver competências e habilidades, enquanto 79% consideraram que o trabalho em equipe foi a habilidade mais desenvolvida na atuação dos voluntários. Um total de 98% dos respondentes acreditam que a sua atuação como voluntário(a) contribuiu para aumentar a compreensão sobre a problemática social e 81% indicariam fortemente o programa para outro colega - enquanto 79% acreditam que o valor ‘Pessoas’ foi o valor mais vivenciado com a atuação voluntária.

SOBRE O PROGRAMA

O Programa de Voluntariado Empresarial da Cimento Apodi foi estruturado em 2019 e permite que os colaboradores tenham oportunidades em doar seu tempo, trabalho e talento para causas sociais.

O programa tem por objetivo difundir o conceito de voluntariado e estimular a adesão e a participação livre, espontânea e consciente dos colaboradores em iniciativas comunitárias indicadas pela Apodi, visando engajar as pessoas na transformação social e contribuir com a melhoria da qualidade de vida e com o desenvolvimento sustentável das localidades e comunidades.