Combate à dengue no interior: empresas unem forças à prefeitura pela saúde pública
15/03/2021

Em Quixeré, a Cimento Apodi coordena comitê que executa ações de combate à dengue, educação ambiental e mobilização de empreendedores locais.

O inverno no Ceará pode trazer as chuvas, o acúmulo de água e as doenças comuns do período, como a dengue, que registrou aumento de 21,9% no número de casos no estado entre janeiro a setembro/2020, de acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará (SESA). Em meio a uma conjuntura de crise sanitária, como o que vivemos atualmente com a pandemia de Covid-19, ter uma alta demanda hospitalar por outras enfermidades pode tornar o problema ainda mais grave. Em Quixeré/CE (a cerca de 200km de Fortaleza), o trabalho conjunto de empresas, empreendedores e Prefeitura Municipal busca mudar este cenário por meio do Comitê Empresa-Comunidade.

Idealizado pela Cimento Apodi em 2019 como canal de diálogo entre a empresa e as comunidades do seu entorno, o Comitê realiza reuniões no primeiro trimestre do ano, para que pequenos comerciantes (donos de restaurantes, borracharias), representantes da comunidade, Scatec Solar e Prefeitura Municipal definissem ações de limpeza de áreas comuns ou desocupadas para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti e de outras doenças decorrentes do acúmulo de lixo, contribuindo com a gestão de saúde pública, já tão fragilizada pela pandemia.

“A própria comunidade demandou a necessidade de limpeza das áreas a fim de remover resíduos e identificar pontos de acúmulo de água. Entre as ações já realizadas com apoio da Prefeitura, estão a limpeza de ruas das comunidades como Bonsucesso e Baixa do Félix para retirada de entulhos, matos e lixo em geral; visitas de agentes de endemias a casas que tenham sido localizados focos de mosquito e entrega de placas “Proibido colocar lixo”. Realizamos recentemente uma oficina para confecção de tambores artesanais, feito de pneus, com orientações para empreendedores locais sobre como fazer a coleta seletiva. A Prefeitura também deve realizar obras de pavimentação e drenagem em pontos críticos de alagamento nas comunidades, após análise. É uma força tarefa para manter a comunidade limpa e mais segura, especialmente agora que vivemos um momento onde todo cuidado com a saúde é necessário”, explica a coordenadora de Meio Ambiente da Cimento Apodi, Rosineide Matoso.

Motoristas
Os caminhoneiros são o público de outra iniciativa chamada Projeto “Ambiente Limpo”. Mensalmente, a Cimento Apodi convida os motoristas a fazerem a coleta seletiva de resíduos no pátio da fábrica em Quixeré (onde estacionam), dando também orientações de educação socioambiental, incluindo temas como o combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue. Por serem um grupo que não para suas atividades durante a pandemia, são vulneráveis e necessitam de informações e cuidados especiais.

Sobre a Cimento Apodi
Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia. Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.

A Companhia conta ainda com duas centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e nove Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite à empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Cimento Apodi