EDP lança 5ª edição do programa Free Electrons
11/03/2021

Startups do setor de energia podem se inscrever até 29 de março no programa que irá conectá-las a líderes das maiores utilities do mundo. Desde a primeira edição, já foram investidos mais de 100 milhões de dólares em pilotos e negócios com startups do Free Electrons.

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Free Electrons, o programa de aceleração global que permite às startups mais promissoras de energia conhecerem e trabalharem de perto com as utilities líderes do setor. As candidaturas estão abertas até 29 de março e podem se inscrever startups de todo o mundo. A final desta competição vai ser realizada em novembro, quando será conhecida a startup vencedora, à qual será atribuído o prêmio de 200 mil dólares.

O Free Electrons é um programa verdadeiramente global, focado nas possibilidades de desenvolver projetos e negócios entre startups e players do setor, e pretende encontrar soluções nas áreas da energia limpa, gestão e eficiência energética, soluções para o cliente, redes inteligentes e comunidades energéticas, armazenamento de energia, acesso à energia, mobilidade, resiliência do cliente e dos serviços públicos, gestão de instalações e bens, soluções de arrefecimento e conectividade.

Desde a sua primeira edição, o Free Electrons tem sido palco para o desenvolvimento de diversas parcerias entre as startups e as utilities, com números que provam o sucesso deste programa. Em quatro anos, já foram investidos mais de 100 milhões de dólares em pilotos, investimentos e negócios. Desde que foi criado, o programa já recebeu mais de 2.300 candidaturas das quais foram selecionadas mais de 130 startups de 17 nacionalidades.

A 5ª edição do Free Electrons terá a duração de oito meses e, dependendo da evolução da pandemia de Covid-19 a nível global, poderá assumir a forma virtual ou física. Se for possível realizar presencialmente os módulos de aceleração de startups, os finalistas do programa irão passar por quatro locais: Melbourne, na Austrália, Lisboa, em Portugal, Hong Kong, na China, e Dublin, na Irlanda.

A EDP está trabalhando com sete startups que participaram na última edição do Free Electrons. Além da Vyntelligence, que foi a vencedora do ano passado, também a NET2GRID, a Chargetrip, aEnergyX, a FlexiDAO, a Soraytec e a Tesselo captaram o interesse de várias empresas do grupo que já se encontram para desenvolver projetos-piloto com estas startups. Através da EDP Ventures, a EDP fez ainda investimentos em três destas startups: a Tesselo, a Vyntelligence e a Net2Grid.

O Free Electrons é promovido por um consórcio de utilities constituído pelas empresas Ausnet Services (Austrália), DEWA (Dubai), EDP (Portugal), ESB (Irlanda), E-ON (Alemanha), Origin Energy (Austrália), SP Group (Singapura), TEPCO (Japão), American Electric Power (EUA) e a CLP (Hong Kong). O Free Electrons é apoiado pela portuguesa Beta-i.

Calendário do programa:

  • Inscrições: 4 janeiro - 29 março
  • Bootcamp Dubai: 10 - 13 maio
  • Módulo Melbourne: 21 - 24 junho
  • Módulo Lisboa: 28 - 29 julho
  • Módulo Hong Kong: 22 - 23 setembro
  • Módulo Dublin (final): 9 - 11 novembro

Para mais informações e candidaturas consulte o site do Free Electrons.

Sobre a EDP no Brasil

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, além de atuar em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,5 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Foi eleita em 2020 a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em Governança e Sustentabilidade, estando há 15 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. No Ceará, a EDP é responsável pela UTE Pecém, em São Gonçalo do Amarante.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa EDP