Fórum de Meio Ambiente discute reposição florestal e gestão de animais domésticos
05/09/2023

O Fórum de Meio Ambiente da Aecipp realizou, nesta terça (05), reunião presencial. Na ocasião, foram discutidas medidas de resposição florestal e representantes da ArcelorMittal abordaram o "Levantamento de Ações Necessárias para Gestão de Animais Domésticos Abandonados no CIPP".

O líder do Fórum, Ricardo Araújo, iniciou o evento apresentando suas ideias sobre a reposição florestal para geração de estoque ou recuperação da cobertura.  A ideia do Fórum é fomentar as empresas a realizarem as medidas na região do CIPP. Ele explicou que a reposição é realizada de duas formas: em áreas próximas ao território do empreendimento ou por cotas - que se localizam no mesmo Estado, mas não necessariamente na mesma região. O estímulo ao plantio na região tem potencial de transformar a região. 

A seguir,  coordenadora de projetos da Aecipp, Sandrine Mont'alverne, fez informes acerca do Pacto pelo Pecém. A Aecipp envolverá alguns fóruns para embasar as discussões e ajudar a fomentar soluções. Dentre as instâncias está o Fórum do Meio Ambiente.

Por fim, Marcelo Baltazar e Ramyro Batista, da ArcelorMittal, apresentaram as medidas realizadas acerca da gestão de animais domésticos abandonados no CIPP. A empresa rememorou o histórico de ações feitas, como conversas com outras companhias, consolidação de legislações sobre o tema, reuniões com entes públicos, levantamento de boas práticas, estudo sobre animais abandonados no entorno das empresas do CIPP e montagem do comitê técnico. Isso culminou na formulação e apresentação de um projeto de lei para o município de São Gonçalo do Amarante, que instituiu o Código de Proteção e Defesa Animal do Município, bem como estabeleceu outras medidas.