Fórum de Recursos Humanos apresenta pesquisa sobre empregos do Complexo do Pecém e resultados de reuniões de ações
22/06/2023

O Fórum de Recursos Humanos da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp) se reuniu na quarta-feira (21) na Aço Cearense Industrial. O encontro apresentou o Estudo sobre Empregabilidade no Complexo do Pecém e mostrou retornos sobre encontros realizados com Secretaria de Proteção Social, Secretaria do Trabalho, Instituto Centec, prefeituras e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. Houve também apresentação de cases da Aço Cearense. 

Anfitriã do evento, a Aço Cearense apresentou o EstagiAço e o ApredizAço. A formação de estagiários e jovens aprendizes na companhia é formatada no modelo 70/20/10, sendo 70% na aprendizagem de experiência, 20% na interação com outros ambientes e 10% na educação formal. Dentre as estratégias de engajamento no EstagiAço, a empresa destacou um game para estimular participação em ações como capacitações e treinamentos. 
A líder do Fórum de Recursos Humanos da Aecipp, Gisele Sestren e a coordenadora de projetos da Aecipp, Sandrine Mont’Alverne, apresentaram o resultado da Pesquisa de Consolidação do Número de Funcionários do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Apenas das associadas já em operação, há quase 1000 vagas em aberto e perspectiva de mais de 3.300 oportunidades de emprego até o final do ano.

Também houve repasse a respeito da aproximação da Associação com as Secretaria de Proteção Social do Ceará, Secretaria de Trabalho do Ceará, Instituto Centec, IFCE e prefeituras em relação formação e capacitação da mão de obra local para as empresas do CIPP.