Fórum de Recursos Humanos debate ações de empregabilidade e conhece iniciativas de Caucaia
17/08/2023

O Fórum de Recursos Humanos da Aecipp se reuniu nesta quinta (17) para tratar de temas relacionados a geração de emprego e renda. Houve apresentação do Projeto Primeiro Emprego da Prefeitura de Caucaia e da iniciativa de Empregabilidade no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. O espaço teve ainda discussões sobre o Projeto Aproximar, relatadas aproximações com órgãos como a Secretaria de Proteção Social, SENAI| SENTEC, IFCE, Prefeitura de Caucaia e SGA e a respeito do Levantamento de Demanda. O evento contou com 15 representantes de empresas associadas. 

A líder do fórum, Gisele Sestren, da Arcelormittal Pecém, iniciou os trabalhos dando informes sobre atividades recentes do fórum, como levantamento da demanda de empregos e criação de canais de articulação com órgãos governamentais. 

A secretária-executiva de Desenvolvimento Social e Trabalho de Caucaia, Izabel Calado, iniciou falando sobre o Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ). O equipamento tem o objetivo de acolher, orientar, capacitar e ser ponte entre os trabalhadores e empregadores do município. Em seguida, apresentou o programa “Meu Primeiro Emprego”, que atende pessoas de 14 a 24 anos. A iniciativa visa gerar oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade social, capacitar a juventude para a empregabilidade e garantir profissionalismo ao setor produtivo de Caucaia. 

O espaço também abordou as pautas para a próxima reunião do Projeto Aproximar, que acontecerá no final de agosto. A ideia é aprofundar discussões a fim de seguir facilitando o ingresso da mão de obra local no Complexo do Pecém. Para isso, as associadas vêm atualizando o levantamento de demanda.